Prefeitura de Indaial deve multar pessoas que não usarem máscaras; confira novas regras
Aumento de casos de Covid-19 no município mais do que dobraram nos últimos 15 dias
Cidadãos de Indaial que transitarem sem máscaras em ambientes públicos poderão ser multados. O anúncio foi feito pelo prefeito André Moser em uma transmissão ao vivo nesta segunda-feira, 29.
A multa prevista é de meio salário mínimo, cerca de R$ 520. A medida foi tomada após os casos de Covid-19 mais do que dobrarem em 15 dias. O aumento foi de 111%. Outras decisões envolvendo o município foram divulgadas.
“O assunto é sério. aderimos à flexibilização para que tudo voltasse ao normal, mas estamos espantados com o aumento de casos na nossa cidade”, comentou Moser na transmissão.
Até a manhã desta segunda-feira, o município já registrou 182 casos positivos. Dentre eles, 58 ainda estão em tratamento. Sete permanecem internados, três em UTI. Outras quatro pessoas aguardam resultado do exame e 603 já foram descartados.
Dentre os pacientes em Unidade de Tratamento Intensivo, dois tem menos de 60 anos e não apresentam comorbidades. Porém, ainda estão em estado grave. A faixa etária com maior número de casos (54) está entre 31 e 40 anos.
“O que podemos fazer agora é tomar os cuidados básicos de higiene, usar máscara, ficar em casa, apenas uma pessoa por família no mercado. Este fim de semana fui ao mercado e vi muitos casais com crianças”, relata o secretário de saúde, Alexandre Dalabrida.
Outra recomendação é não procurar as unidades de saúde ou o Hospital Beatriz Ramos sem necessidade. A procura em atendimentos, especialmente por sintomas respiratórios, dobrou desde o início da pandemia.
“Nós sabemos que muitas pessoas têm questões de saúde pontuais. Mas em situações extremas como essa, não damos conta de toda a demanda. E os hospitais e unidades de saúde são especialmente perigosos pela possibilidade de transmitir o vírus”, alertou o prefeito.
Atualização
Em transmissão, o prefeito anunciou que publicaria o decreto ainda nesta segunda-feira. Porém, durante a tarde, voltou atrás e afirmou que irá reavaliar as decisões. A proposta era de regras restritivas entre 1º e 15 de julho, incluindo a multa para quem não utilizasse máscaras.
Confira a publicação do prefeito André Moser:
Após a live que realizamos sobre as novas normativas de prevenção da COVID-19, recebemos muitas dúvidas e sugestões. Também recebi informações da AMMVI sobre uma reavaliação das normativas segundo a realidade de cada cidade. Amanhã no fim do dia vamos divulgar o Decreto Municipal.
Acredito no diálogo e na troca de ideias, principalmente em um momento tão delicado como esse que envolve a proteção das pessoas e a retomada da economia.
Nossa equipe esta novamente reunida para avaliar a situação.
Uma cidade se constrói a muitas mãos!
Apenas peço a todos a conscientização para que cada um possa fazer a sua parte e proteger suas famílias. Usem máscara, façam a higienização e fiquem em casa se puderem!
Confira possíveis novas regras
Comércio em geral: até 18h de segunda a sexta. Até 12h30 aos sábados. Proibido funcionamento aos domingos e feriados.
Mercados: até 18h30 de segunda a sexta. Até 12h30 aos sábados. Proibido funcionamento aos domingos e feriados. Apenas uma pessoa por família poderá entrar.
Restaurantes: buffet até 18h. À la carte até 22h. A partir destes horários, apenas tele entrega ou retirada no balcão. Rodízios ficam proibidos.
Lanchonetes, bares e pubs: funcionamento permitido até 18h. Após este horário, apenas tele entrega.
Postos de combustíveis: fica proibido o consumo de bebidas no local.
Velórios: duração fica limitada a 6h, permitindo apenas dez pessoas por vez dentro das capelas mortuárias.
FICA PROIBIDO: eventos (públicos ou privados) e qualquer execução de música ao vivo. Praças, clubes e parques não podem funcionar. Academias ao ar livre e quadras de esporte também não poderão ser usadas.
Confira a transmissão ao vivo na íntegra:
Relembre as novas medidas de Blumenau
Supermercado, ônibus e parques: confira as novas medidas restritivas de Blumenau