+

Prefeitura de Pomerode se posiciona sobre investigação de corrupção no Samae

Confira a nota da prefeitura

A Prefeitura de Pomerode divulgou uma nota oficial sobre as informações disponibilizadas até o momento da operação Hereditarium da Polícia Civil, que cumpriu seis mandados de busca e apreensão em várias cidades, além de ter resultado na prisão de um servidor municipal.

Confira a nota da Prefeitura de Pomerode

“A Prefeitura de Pomerode informa que o Prefeito Ércio Kriek, assim que tomou conhecimento dos fatos, agora pela manhã, determinou o imediato afastamento do servidor do SAMAE, bem como a instauração de uma sindicância investigatória para apurar os fatos, considerando que o SAMAE é uma autarquia com administração independente. Se identificadas e comprovadas irregularidades, serão tomadas as providências cabíveis. O Município de Pomerode ressalta que se coloca à disposição para colaborar nas investigações.”

Sobre a operação

Uma operação da Polícia Civil, chamada de Hereditarium, investigou o Samae de Pomerode por contratações emergenciais e um servidor acabou preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. A polícia cumpriu seis mandados de buscas domiciliares em desfavor dos envolvidos.

As buscas aconteceram nos municípios de Pomerode, Blumenau, Joinville e Timbó, segundo o comunicado. Durante a operação, foram apreendidos dispositivos e documentos dos envolvidos. Em uma das residências, os policiais encontraram o valor de U$ 5,5 mil dólares.

A operação apura o direcionamento ilegal de contratos emergenciais em favor de empresas de uma mesma família, assim como um possível superfaturamento envolvendo contratos.

Foto: Polícia Civil/ Divulgação

Corrupção no Samae de Pomerode

Através da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção, a Polícia Civil tomou conhecimento de que o Samae de Pomerode realizou duas contratações emergenciais relacionadas ao serviço de coleta de resíduos domiciliares, que seria coleta de lixo, em 2021 e 2024.

Conforme explicado em nota oficial, a proprietária da empresa contratada em 2021 seria a mãe da proprietária da empresa contratada em 2024, ambas sem licitação.

A operação revelou que houve licitação para a prestação de serviço em 2022, com preço fixado em R$ 204 por tonelada de lixo recolhido. Em 31 de maio de 2024, o Samae não renovou o contrato licitado para contratar sem licitação, com preço fixado em R$ 350 por tonelada, o que poderia indicar um superfaturamento do serviço em cerca de 71%.

Participaram da operação a Coordenação Estadual de Combate à Corrupção (CECOR), o Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB/DEIC), além das equipes da DECOR/DEIC, 1DECOR, 2DECOR, 3DECOR e da Delegacia de Polícia da Comarca de Pomerode.

Leia também:

1. Identificado trabalhador que morreu após sofrer acidente em obra no Progresso, em Blumenau
2. Por conta de dívidas, homem armado ameaça vítimas, foge e é preso em Blumenau
3. Karate de Blumenau conquista mais de 15 medalhas nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina
4. Podemos de Blumenau confirma chapa pura com Ricardo Alba e Percy de Borba
5. Homens condenados no Sergipe são presos em Indaial e Pomerode


Veja agora mesmo!

Dieter Gieseler explica para Sargento como foi dia em que faltou luz no show da banda Hellmann:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo