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Prefeitura define qual será a cervejaria oficial da Oktoberfest Blumenau

Duas empresas disputaram a licitação para escolha da marca oficial

A Ambev foi escolhida como a nova cervejaria oficial da Oktoberfest nas próximas seis edições, iniciando em 2023. Ela superou a Heineken, que também disputou a licitação. Os envelopes com as propostas das duas empresas foram abertos na tarde desta sexta-feira, 10.

Previamente, a abertura estava marcada para às 9h, porém, uma confusão na interpretação das regras adiou o evento para às 14h. Após a definição, a segunda colocada ainda tem prazo para recorrer do resultado. Por isso, ainda não foi definida uma data para a assinatura do contrato.

A Ambev ofereceu valor de R$ 5,11 milhões por edição. A estimativa do município é que com o edital, que compõem as entregas e comissionamento das vendas, sejam arrecadados R$ 101 milhões.

O edital prevê que a cervejaria escolhida tenha o direito de explorar a Oktoberfest até a 43ª edição. Além disso, a marca também será responsável por projetar e executar a cenografia e decoração dos eventos, e ficará responsável pela construção do boulevard gastronômico.

“A licitação contou com a disputa das duas maiores cervejarias do mundo, Ambev e Heineken, o que denota a grandeza da Oktoberfest Blumenau, que é a maior festa alemã das Américas. A partir disso é trabalhar intensamente para junto da nova cervejaria propiciar mais um grande evento de sucesso, assim como tivemos em 2022”, afirma o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Boulevard

O espaço dentro do Parque Vila Germânica deverá ser entregue até junho de 2024. A licitada terá o direito de utilizar o instrumento do “naming rights” do local até 31 de março de 2029.

Neste novo equipamento poderão ser comercializadas exclusivamente marcas de produtos alcoólicos e não-alcoólicos da cervejaria oficial, com exceção para eventos com foco apenas em cervejarias artesanais.

“Blumenau vive o turismo durante todo o ano e este novo equipamento, além de contribuir com a promoção de eventos, também vai propiciar que a comunidade e visitantes tenham acesso a mais lazer e entretenimento”, aponta Marcelo Greuel.

Cervejeiros locais

O lançamento do edital foi na contramão do que solicitou um movimento de cervejeiros locais de Blumenau e região. O Movimento Oktober Artesanal pedia para que não houvesse uma “cerveja oficial”, – como ocorreu recentemente com a Spaten, da Ambev, e a Eisenbahn, da Heineken. A ideia é para que o evento contasse apenas com marcas regionais.

A demanda foi encabeçada pelo Sindicato das Indústrias de Bebidas do Estado de Santa Catarina (Sindibebidas) pela da Associação Vale da Cerveja. Com o mote “nossa festa, nossa cerveja”, Daniel Reginatto, presidente do sindicato e diretor da Cervejaria Container, afirma que a capacidade de que as empresas da região deem conta da festa já foi “matematicamente comprovada”.

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