Prefeitura depende de licença ambiental para desassorear ribeirão da Itoupavazinha

Para município, construções irregulares e descarte de objetos no ribeirão contribuem para alagamentos na região

Atualização: o prefeito Mário Hildebrant divulgou no fim da tarde que os trabalhos iniciam nesta quarta-feira, 30.

As fortes chuvas deste verão têm castigado algumas regiões de Blumenau, especialmente a do bairro Itoupavazinha. Neste domingo, 27, parte dos 78,8 milímetros acumulou em ruas, terrenos e casas.

A comunidade pede pelo desassoreamento do ribeirão e a prefeitura afirma que a obra será realiza após trâmites burocráticos serem vencidos, o que pode ocorrer nesta semana. Primeiro, a Faema deve emitir a licença ambiental. Apenas com o documento pronto é que o município contratará a empresa responsável. Se tudo sair conforme o previsto, o trabalho deve começar na próxima semana.

Segundo o secretário de Conservação e Manutenção Urbana, Michael Schneider, o plano é que a limpeza e desassoreamento no ribeirão da Itoupavazinha sejam feitos desde a rua Professor Max Humpl até as ruas Berta e Henrique Mette.

“Se a gente afundar muito o ribeirão lá na Henrique Mette, quando chegar na Max Humpl ele não vai dar a vazão necessária. E as construções irregulares, infelizmente, foram afunilando o canal. Além disso, é muito lixo”, lamenta Schneider.

No levantamento feito pela equipe da prefeitura, foram encontrados diversos objetos dentro do ribeirão, como máquina de lar, restos de construções e madeiras.

“É difícil. As pessoas até podem ter uma certa razão sobre coisas que a prefeitura tem que melhorar, mas nesse caso não é o foco da questão”, afirma o prefeito Mário Hildebrandt.

A quantidade de objetos encontrados dentro do ribeirão será detalhada em uma reunião desta segunda-feira, 28, com o prefeito e diversas secretarias envolvidas. Depois, Hildebrandt deve anunciar os próximos passos para que a limpeza e desassoreamento saiam do papel.

“Como está no decreto de emergência, a Faema vai agilizar a liberação ambiental junto com a Defesa Civil. Inclusive a gente vai ter que entrar em terrenos particulares porque as pessoas construíram tão dentro do ribeirão que em alguns lugares a gente não consegue nem ter acesso”, explicou o secretário.

Neste domingo, a Defesa Civil registrou 15 ocorrências de alagamentos no bairro Itoupavazinha. Na rua Berta Mette, 11 residências foram atingidas, além de três na Francisco Tiedt e uma na Professor Max Humpl. A rua Frederico Jensen, na altura do número 4.610, também foi atingida pelas águas, mas sem contato com as residências.

Entulho para todos os lados

A prefeitura retirou entulhos e barreira do bairro neste sábado, 26, ainda devido à forte chuva do dia 17.  A rua Hermógenes da Silva recebeu a limpeza e a barreira foi removida da rua Frederico Jensen.

Na sexta-feira, 25, os moradores dos bairros Salto do Norte e Itoupavazinha fizeram uma manifestação contra a prefeitura na rua Johann Sachse, na esquina com a rua Henrique Mette.

O Município Blumenau

A principal reivindicação da comunidade é com a falta de atenção do município. Segundo os moradores, desde a última sexta-feira, 18, entulhos estavam amontoados nas calçadas à espera de serem retirados.

De acordo com Schneider, uma equipe foi até as ruas Henrique Mette e Berta Mette nesta manhã para recolher o lixo gerado pela enxurrada deste domingo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo