Prefeitura desmonta casa que cedeu durante desassoreamento de ribeirão
Além disso, Defesa Civil pede que moradores próximos ao leito deixem os imóveis durante os trabalhos
A Prefeitura de Blumenau notificou nesta quinta-feira, dia 31, o proprietário da residência que cedeu após o início dos trabalhos de desassoreamento do ribeirão Salto do Norte. Em virtude da situação de risco e da necessidade de remoção, o imóvel, que está situado dentro da Área de Preservação Permanente (APP) e margem de proteção de recurso hídrico, precisará ser imediatamente desabitado. O desmonte da estrutura já está autorizado e a previsão é que isso ocorra na manhã desta sexta-feira, dia 1°.
Em paralelo, a Fundação Municipal do Meio Ambiente faz o levantamento técnico de toda a APP ao longo da bacia hidrográfica do ribeirão Salto do Norte. A Defesa Civil realiza vistoria e notifica os moradores para que deixem suas casas, temporariamente, quando os trabalhos estiverem próximos do imóvel, até que o desassoreamento esteja concluído.
“Apesar de as maquinas não estarem mexendo na encosta, na hora de mexer no fundo do ribeirão pode movimentar o terreno argiloso e colocar essas casas muito próximas do ribeirão em risco. Queremos evitar um novo incidente como aquele”, explica o secretário de Defesa do Cidadão, Carlos Menestrina.
O desassoreamento
A empresa responsável pelos trabalhos de desassoreamento e limpeza do ribeirão conseguiu fazer a retirada da máquina que estava atolada na tarde desta quinta-feira. Com isso, a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) fará ao longo desta sexta-feira os estudos de solo em outros trechos do ribeirão para decidir em que local acontecerá a continuidade das execuções.
Pleiteado pela comunidade, o desassoreamento do ribeirão Salto do Norte tem como objetivo evitar a ocorrência de alagamentos em toda a sua extensão, inclusive no entorno das ruas Berta e Henrique Mette, mais atingidas pelas fortes chuvas que caíram neste mês em Blumenau.