Prefeitura estuda ações para moradores em situação de rua alojados em ponto de ônibus no Centro de Blumenau

Local tem sido alvo de reclamações de usuários do transporte e pessoas que passam pelo local

A Prefeitura de Blumenau está estudando possíveis ações para evitar o alojamento de moradores em situação de rua no ponto de ônibus localizado próximo ao Shopping Neumarkt, na rua 7 de Setembro, no Centro de Blumenau. O local é alvo frequente de reclamações de usuários do transporte coletivo e de pessoas que passam pelo local, que citam o uso de drogas e mau cheiro como principais situações.

Um grupo de mães de alunos de uma escola próxima ao local chegou a fazer reclamações ao município. Elas apontam que já observaram, mais de uma vez, o uso de drogas em plena luz do dia no local.

Como resposta, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, informou que várias abordagens são feitas no local, principalmente no período noturno. Apontaram ainda que estão estudando possíveis ações para está avaliando possíveis ações para solucionar os problemas. Leia a nota abaixo:

São realizadas diversas abordagens neste ponto, principalmente no período noturno, pois é o momento em que eles acabam utilizando esse espaço para dormir. Diariamente a Abordagem Social vai até o local, mas os usuários são bem resistentes e recusam os serviços. Também já está sendo pensando em uma ação para este local como a feita na Beira-Rio.

Ação na Beira-Rio

Na semana passada, dia 2, o prefeito Mário Hildebrandt publicou nas redes sociais uma ação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com apoio da Polícia Militar, que “desmontou um acampamento” de moradores em situação de rua que ficavam na Beira-Rio.

Segundo o prefeito, os homens que ficavam no local e aceitaram ajuda do município, foram encaminhados ao abrigo municipal. “Não dê esmolas. Sua esmola torna ainda mais difícil o trabalho que temos de oferecer auxílio a essas pessoas. Dos seis homens que estavam no local, três aceitaram abrigo e ajuda do Município; os demais decidiram continuar nas ruas. A equipe de manutenção e do Samae já lavou a calçada, que servia de banheiro aos homens. Em Blumenau permanece morando nas ruas quem não aceita ajuda do Município”, escreveu Mário, explicando a situação.

Assim como a nota acima aponta, a prefeitura estuda a possibilidade de fazer uma ação parecida no ponto de ônibus localizado na rua 7 de Setembro.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo