Prefeitura interrompe obra no parque Ramiro Ruediger por suspeita de irregularidade

Durante a reforma que vem sendo feita no local houve a constatação de que as camadas inferiores não estão de acordo com o projeto original da construção da pista

A pista de skate do Parque Ramiro Ruediger ficará interditada por tempo indeterminado. Ela está fechada ao público desde o dia 12 de novembro para a troca da camada de granilite superior, que apresenta fissuras.

Na retirada do material que seria substituído, houve a constatação de que as camadas inferiores não estavam de acordo com o projeto original da construção da pista. A administração municipal solicitou, portanto, a interrupção dos trabalhos para averiguação adequada sobre a execução do projeto original e para a busca de resolução permanente para os problemas da pista de skate.

No projeto original da obra, que teve execução iniciada em 2008, por meio de processo licitatório Carta Convite 39/2008, e finalizada no ano seguinte, a indicação era de uma laje pré-moldada com viga de oito centímetros de altura, malha de aço e cobertura de concreto usinado de quatro centímetros, camada de regularização de dois centímetros, e a camada de granilite de 1,5 centímetros.

Na retirada do granilite que seria substituído, o concreto usinado não foi identificado, nem em aspecto nem em espessura. O material encontrado tem característica arenosa e espessura irregular, com medidas que variam entre 2 e 2,5 centímetros.

“Há a suspeita de que foi utilizado material de qualidade inferior ao recomendado pelo projeto original. Para confirmar, ou não, esta suspeita, estamos providenciando a análise laboratorial do material presente na pista nesse momento”, explica Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo e Lazer. O secretário diz também que será feita análise da base estrutural da pista, embora esta não apresente problemas aparentes.

Após a conclusão de todas as análises necessárias, e com base nelas, a secretaria apresentará proposta de medida resolutiva para a pista de skate. Segundo Stodieck, a medida pode ser de um aditivo no atual processo licitatório, onde seria solicitada a troca das camadas superiores da pista, ou, caso haja também problemas estruturais, a abertura de um novo processo licitatório.

“Tudo depende das análises. O nosso compromisso é dar andamento a todos os procedimentos com brevidade para podermos entregar essa obra concluída o quanto antes à comunidade”, afirma Stodieck.

Processo licitatório

O atual processo licitatório, na modalidade convite 2018/10, para a reforma da pista, foi finalizado no dia 20 de setembro, sendo contratada uma empresa especializada em obras dessa natureza, a Al Certa construtora e Incorporadora Eireli EPP.

O objeto da licitação era a contratação empresa especializada para reforma da pista de Skate, com a troca da camada de granilite por uma camada de concreto resinado apropriado para acabamento. O valor adjudicado desta reforma foi de R$78 mil. A obra pôde ser iniciada apenas em novembro devido ao grande volume de chuvas do mês de outubro.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo