Prefeitura irá contratar empresa para avaliar qualidade dos rios e ribeirões em Blumenau

Controle ocorre desde 1997 em 21 pontos da cidade

A Prefeitura de Blumenau irá conhecer na próxima terça-feira, 1, as empresas interessadas em realizar a análise da qualidade das águas dos rios e ribeirões da cidade. Os documentos e propostas podem ser enviados até o mesmo dia, às 14h25. A abertura dos envelopes está marcada para às 14h30.

De acordo com o edital, a empresa contratada terá que realizar o serviço de coleta e análise mensalmente, durante 12 meses, podendo ser prorrogado por 60 meses. Será vencedora da licitação a empresa que estiver de acordo com todos os critérios do edital e oferecer o menor custo, sendo o teto de R$ 73 mil.

As avaliações são feitas em 21 pontos da cidade, além também em casos específicos de efluentes industriais lançados nos rios. Será vencedora da licitação a empresa que oferecer o menor custo, com teto de R$ 73 mil e estiver de acordo com todos critérios do edital.

Divulgação/Prefeitura de Blumenau

A avaliação da qualidade dos rios em Blumenau ocorre desde 1997. O contrato anterior, de cinco anos, foi finalizado no fim de 2022 e por isso uma nova empresa precisa ser contratada, para reativar os serviços. A expectativa é que isso ocorra ainda em fevereiro.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jefferson Edemar Voigtlaender, ela serve para conseguir controlar as propriedades das águas e também servem como parâmetros para considerar as “normalidades”.

“A gente monitora a balneabilidade, os níveis que definem a qualidade (…) também é importante quando a gente percebe o lançamento irregular de influentes. Fazemos as coletas e comparamos com as que são feitas mensalmente, conseguindo assim perceber as diferenças e quão prejudicial foi, por exemplo”, explicou Jefferson.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo