Prefeitura irá plantar 4 mil árvores em Blumenau para compensar emissão de carbono da Oktoberfest

Plano de ações de sustentabilidade foi anunciado nesta terça-feira, 19

Em evento na Vila Germânica nesta terça-feira, 19, a organização da Oktoberfest de Blumenau divulgou o plano de ações de sustentabilidade da festa. O objetivo é compensar a emissão de gás carbônico (CO2) durante a festa.

A apresentação foi feita pelo secretário e Turismo e presidente da Vila Germânica, Marcelo Greul. Segundo ele, um inventário realizado por profissionais e com a atuação de engenheiros florestais apontaram que a Oktober em 2019 – última edição realizada – emitiu cerca de 1.913 toneladas de dióxido de carbono.

Diante disso, após consultorias e apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Blumenau (Semmas) foi definida a plantação de 4 mil árvores até o início de outubro deste ano. Serão duas mil árvores de 1,8 metro e outras duas mil de 1 metro. Com isso, serão cerca de 100m² de área recuperada e compensados 30% do gás emitido.

“Para nós seria fácil falar em plantar mudas, algo mais simples. Porém, sabemos que em média 50% das mudas morrem 60 dias após plantadas. Nós não queremos apenas imagem, queremos um legado, e deixaremos um legado de sustentabilidade com essas 4 mil árvores plantadas”, afirmou Greuel.

Secretário detalha ações de sustentabilidade na Oktoberfest 2022. Foto: Cristóvão Vieira/O Município Blumenau

Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, grande parte dessas plantações serão realizadas na no Parque Bromberg, que recentemente passou por uma problemática de retirada de moradores. As construções ilegais onde moravam essas pessoas, segundo a prefeitura, estava desmatando uma área de Parque Natural.

Além das árvores plantadas, o secretário ainda informou que todos os lixos utilizados durante a festa, desde copos, talheres e pratos serão devidamente reciclados.

“E não será apenas agora, numa compensação de 2019. Será efetiva, permanente, continuando em 2022 e nos anos seguintes, com a ajuda da Semmas, que está nos ajudando com esse projeto tão importante”, concluiu o secretário de Turismo.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo