Prefeitura prepara revitalização da Ponte dos Arcos em Blumenau: “será um local para ser aproveitado e admirado”
Jardim, nova pintura e parapeito reformado; confira os detalhes da reforma
A Prefeitura de Blumenau irá contratar em breve uma empresa para revitalizar a Ponte dos Arcos, que faz a travessia entre as ruas Itajaí, no Vorstadt, com a República Argentina, na Ponta Aguda. O edita de licitação está pronto e apenas aguardando algumas definições quanto a fonte dos recursos.
O projeto prevê a instalação de um jardim no vão central, onde antigamente passava o trem, com a inserção de bancos e iluminação. Além disso, a ponte receberá nova pintura e os parapeitos serão todos reformados para dar mais segurança aos pedestres e turistas.
“É um importante ponto turístico da cidade, mas atualmente ninguém para lá e tira fotos, até porque não há segurança. Vamos dar essa segurança. Será um local para ser aproveitado e admirado e não apenas uma travessia”, conta o secretário de Turismo de Blumenau, Marcelo Greuel.
Ainda segundo Marcelo a expectativa é que o custo da obra gire em torno de R$ 1 milhão. A prefeitura incluiu o projeto no Plano 1000 do Governo do Estado, porém, se não for concretizado, poderá sair de recursos próprios do município.
Além disso, existe a negociação de uma parceria com a Tintas Coral, para que a pintura da ponte seja doada pela empresa dentro do projeto “Tudo de Cor para Você” – a marca está pintando gratuitamente diversos monumentos por todo o país.
Transformação da rua Itajaí
A revitalização da Ponte dos Arcos, revivendo o espaço que é um cartão postal do município, faz parte de um projeto de transformação total da rua Itajaí.
Até o momento, a prefeitura já revitalizou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que fica em frente ao Sesi, definiu a criação do Museu de Clubes de Caça e Tiro na casa enxaimel da Francisblu – que também fica em frente ao Sesi -, além de estar negociando a compra do complexo esportivo.
“Ao invés de termos apenas um portal na entrada da cidade, a gente quer ter vários pontos, somado as melhorias que estão sendo feitas na rua em si, tendo ciclofaixas, corredores de ônibus. E claro, contando também com a iniciativa privada, como, por exemplo, a Tex Cotton, que nos deu o presente da locomotiva, em baixo da antiga ferrovia de Santa Catarina”, destacou Greuel.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: