Prefeitura pretende ter novo sistema de Área Azul funcionando em fevereiro em Blumenau

Parquímetros, aplicativos para celular e pagamentos digitais serão algumas das novidades

A novela envolvendo a modernização da Área Azul em Blumenau – defasada há anos – está perto do fim. Ao menos é o que aponta o secretário de Trânsito e Transportes de Blumenau, Alexandro Fernandes.

A empresa que irá instalar e operar a Área Azul com uso de tecnologias já foi definida na licitação e teve os testes aprovados pelos técnicos da SMTT. A Rek Parking ofereceu a proposta de R$ 5,6 milhões por 12 meses de operação. O edital prevê a possibilidade de prorrogação por mais 70 meses.

A fase atual da licitação é a de recurso, que foi solicitado pela outra empresa participante – a Zona Azul, de São Paulo. Segundo o secretário, a equipe da SMTT já está avaliando os documentos e na próxima semana deve concluir esta etapa.

Se tudo correr dentro do esperado e não existir nenhuma irregularidade, a homologação da Rek Parking deve ser feita na semana que vem. Passado o período de Natal e Ano Novo, a expectativa é que o início da instalação inicie em janeiro para o novo serviço começar a funcionar em fevereiro.

“Não dá para cravar que vai estar funcionando, porque o processo licitatório ainda está em andamento. Mas a gente pretende e espera que em fevereiro já tenhamos o novo sistema disponível na cidade”, afirmou Alexandro.

Imbróglios

Lançado em maio deste ano, o primeiro pregão que visava a contratação da empresa para operar a Área Azul em Blumenau teve a Zona Azul como vencedora. Ela havia oferecido a menor proposta, de R$ 5,3 milhões. Entretanto, dias depois o processo foi suspenso após determinação do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

Após resolver o imbróglio com o TCE-SC, outra problemática surgiu. A Zona Azul não conseguiu comprovar a experiência técnica para o serviço e foi inabilitada. Desta forma, foi necessário o chamamento da segunda colocada, a Rek Parking.

Modernização da Área Azul

Apesar de repassar o serviço à iniciativa privada, a gestão continuará na responsabilidade do município e toda a arrecadação será encaminhada à administração pública. O pagamento à empresa será o valor acordado em contrato licitatório.

O edital prevê que o contrato seja de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 70 meses. A empresa que assumir o serviço terá que realizar toda a parte de modernização do sistema de estacionamento rotativo do município, incluindo facilitações no pagamento – via pix, cartões e etc, instalação de parquímetros e uso de aplicativos para celular.

Além disso, as novidades ainda vão incluir novas vagas de Área Azul devem ser implantadas na cidade e tempos fracionados para estacionamento. Atualmente o previsto é de uma hora. No novo sistema serão 30 minutos com novas cobranças a cada 15 minutos.

“Buscamos um novo modelo de estacionamento rotativo na cidade, com o objetivo de gerar rotatividade e disponibilidade de vagas em áreas comerciais. Facilitar a vida do cidadão com diversas formas disponíveis de pagamento e diversas ferramentas para facilitar o estacionando”, explicou o secretário de Trânsito e Transportes de Blumenau, Alexandro Fernandes.

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