Prefeitura propõe reajustar salários de servidores somente em 2020
Sindicato reivindica a reposição dos 5,07% de inflação nos últimos 12 meses
A administração municipal propôs aos servidores da prefeitura o adiamento da reposição salarial da categoria para janeiro de 2020. A data-base da convenção coletiva é o mês de maio.
O Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) reivindica a reposição da inflação dos últimos 12 meses pelo INPC, índice que ficou em 5,07%.
Representantes do governo e do sindicato se reuniram terça e quarta-feira para discutir 29 pontos da pauta de reivindicações da categoria.
“A posição do governo, informada ao sindicato, foi da impossibilidade de poder repassar a inflação em função da situação financeira”, disse o secretário de Gestão Governamental, Paulo Costa, em entrevista à Rádio Nereu Ramos.
O presidente do sindicato, Sergio Maurici Bernardo, defende que os gastos proporcionais com folha de pagamento reduziram em comparação ao ano passado. Para ele, a falta de verba seria causada por falta de organização da prefeitura, e não por falta de dinheiro.
“Quando a prefeitura tem falado na imprensa que não tem previsto pagamento não é uma verdade, porque na lei orçamentária anual está previsto. E quando diz que não teve arrecadação suficiente também tem algo estranho”, declara.
Na sexta-feira, o Sintraseb fará reuniões com representantes nos locais de trabalho para avaliar o processo de negociação. Uma assembleia geral da categoria deve ocorrer na semana que vem, no dia 23 de maio, quando os servidores irão decidir se acatam ou não a proposta.