Prefeitura publica licitação para monitoramento eletrônico do trânsito de Blumenau
Abertura dos envelopes será na próxima terça-feira
A Prefeitura de Blumenau publicou na última quarta-feira, 5, o edital de licitação para a contratação de fiscalização e monitoramento eletrônico de trânsito da cidade.
Com o pregão presencial nº 005/2023, de publicação nº 4706546, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a prefeitura fará a contratação de uma empresa especializada para disponibilização, instalação, operação e manutenção de controladores e redutores de velocidade, além de equipamentos que identificam avanços de sinal.
A abertura dos envelopes será na terça-feira, 18, a partir das 9h. Segundo a prefeitura, ao todo o edital prevê a contratação do serviço para 46 pontos de fiscalização, com 148 faixas controladas eletronicamente.
Definição dos pontos
Para a abertura da licitação, os pontos de fiscalização e monitoramento tiveram de ser avaliados através de estudos obrigatórios feitos com base nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Com isso, a definição dos locais foi feita por meio de um cálculo que considera o índice de rigor de cada ponto/faixa/local. É esse índice que indica os locais críticos e com maior necessidade de algum tipo de fiscalização e controle, classificados de acordo com a periculosidade decorrente dos tipos de acidentes registrados no local.
O cálculo considera o número de acidentes registrados com um determinado peso para os tipos de ocorrência. Então, são esses estudos e cálculos que indicam se o ponto é passível de implantação e qual o tipo de equipamento a ser implantado para o aumento da segurança no trânsito.
O edital completo pode ser conferido no site da Prefeitura.
Leia também:
1. Memorial para vítimas de chacina em Blumenau está em planejamento
2. Metropolitano anuncia décimo primeiro reforço para disputa do estadual
3. Comida Di Buteco Blumenau: conheça quais são os locais participantes
4. Grupo de pais do CEI Cantinho Bom Pastor pede ajuda para reforma da creche em Blumenau
5. Homem que matou morador do Médio Vale por ciúmes é condenado