Presidente do Seterb: “Velocidade máxima não depende de vontade minha ou dos vereadores”
Marcelo Schrubbe afirma não haver motivos para suspender fiscalizações com radares móveis em Blumenau
O requerimento que solicita ao Seterb a suspensão temporária da fiscalização com radares móveis na cidade ainda não chegou à autarquia. Aprovado por unanimidade pelos vereadores nesta terça-feira, 20, o documento, de autoria de Jovino Cardoso Neto (PROS), argumenta ser necessário padronizar a velocidade máxima das vias.
O presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe, explica que as velocidades são estabelecidas
em portarias federais e de acordo com normas do Código Brasileiro de Trânsito. São 19 itens levados em consideração na hora de estipular os limites das vias. Como são analisados por trechos, em uma mesma rua pode haver mais de uma velocidade máxima.
“As diferenças existem e são algo legal. Não depende de vontade minha nem da Câmara de Vereadores estipular velocidade máxima de via. São critérios técnicos”, enfatizou Schrubbe.
Votaram a favor do requerimento na terça-feira todos os vereadores, com a exceção de Marcelo Lanzarin (MDB), que não participou da sessão, além de Ricardo Alba (PSL) e Oldemar Becker (DEM), que saíram antes da votação ocorrer.
“Indústria da multa”
Schrubbe diz que, para o próximo ano, planeja aumentar a sinalização nos pontos onde os agentes ficam ao manusear os chamados “secadores”, para que eles estejam mais visíveis aos motoristas.
“A legislação já diz que ele (guarda) tem que estar com o veículo exposto e permanecer ao lado de um cone. Há uma legislação para isso. Nós não queremos multar, queremos que a velocidade seja diminuída porque o local é perigoso, pode causar acidentes e mortes”, defende.
Ele diz que irá à Câmara de Vereadores quando o convite, por meio de requerimento, chegar à autarquia. Pretende dialogar sobre o assunto, mas já sinaliza que não há motivos legais para a suspensão das atividades.
Mais notícias de Blumenau
Passagem de ônibus vai aumentar em Blumenau a partir de dezembro
Preso em Blumenau jovem com sete mandados de prisão e mais de 40 boletins de ocorrência
Homem é rendido por bandidos em Blumenau e liberado 12 horas depois em Otacílio Costa