Prestação de contas de brindes natalinos a servidores da Prefeitura de Blumenau é julgado irregular após 13 anos

Processo também avaliou pagamentos de multas, passagens aéreas e diárias para funcionários públicos

Um processo no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) que julgava uma série de irregularidades na prestação de contas feita Prefeitura de Blumenau no ano de 2008 teve fim nesta semana. O parecer final do TCE-SC apontou apenas recomendações ao município, para que não repitam as ilegalidades.

De acordo com o processo – autuado pelo TCE em 2015 – foram várias as irregularidades na prestação de contas de pagamentos feitos pelo executivo municipal no período de 2008. Neles constam passagens aéreas, diárias, multas de trânsito cometidas por servidores e até brindes de natal, como aves natalinas, que foram distribuídos aos funcionários.

Essa situação foi apontada pelo Ministério Público de Contas do Estado (MPC-SC), que defendia, além das recomendações, multa à prefeitura de Blumenau e ao prefeito na época dos fatos, João Paulo Kleinübing.

Em maio do ano passado, o relator do processo no TCE, Gerson dos Santos Sicca, até foi favorável a aplicação de multa, porém, houve divergência na votação final, culminando na retirada da penalidade financeira, restando apenas as recomendações.

“Recomendar à Prefeitura Municipal de Blumenau que observe procedimentos para a responsabilização dos condutores dos veículos que porventura cometam infrações de trânsito, com a cobrança dos respectivos valores dos servidores; atenha-se aos procedimentos de prestação de contas quando da concessão de diárias e liquidação de despesas com passagens aéreas a fim de comprovar a realização das viagens”, aponta a decisão final.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo