X
X

Buscar

Previsão de temporais para Blumenau e região: confira dicas de segurança da Celesc

Chuvas devem durar até sexta-feira

A previsão do tempo para os próximos dias é de chuva intensa e persistente em todo o estado de Santa Catarina a partir desta quarta-feira, 9.

Com isso, a Celesc separou algumas dicas de segurança para os catarinenses. Confira:

  • Durante ventanias e temporais, evite ficar próximo a postes de energia elétrica e árvores. Assim você evita choques, que podem acontecer por descargas atmosféricas;
  • Evite tomar banho de chuveiro elétrico quando houver raios;
  • Não atravesse áreas alagadas que possam ter fios elétricos caídos;
  • Não se aproxime de fios elétricos caídos;
  • Após inundações, chame um profissional para revisar as instalações elétricas;
  • Mesmo sem energia elétrica, por segurança, considere a rede energizada e mantenha-se a uma distância segura dos fios de energia.

Caso haja falta de energia elétrica, o consumidor pode informar a companhia de forma rápida e prática pelo aplicativo Celesc, disponível na App Store e no Google Play, ou pelo telefone 0800 048 0196, ou no site da Celesc.

Alerta da Defesa Civil de SC

A partir do Aviso Especial SDC/SC n° 167/2024, emitido no dia de ontem pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, que informa sobre a chuva que começou na madrugada desta quarta-feira, e que tende a ganhar força a partir da tarde em áreas do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e norte do estado, a partir do início da tarde, o risco geológico aumenta principalmente na noite desta quarta-feira, com o encharcamento do solo e o somatório dos valores expressivos de chuva no período.

Para todo o período, os acumulados podem somar valores entre 150 e 200mm, com pontuais acima nas áreas de encosta no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte, e parte do Litoral Sul e Planalto Sul. Para a região do Grande Oeste e Planalto Norte, são esperados valores entre 100 e 150 mm.

A condição para risco geológico a deslizamentos, fluxo de detritos e queda de blocos é MUITO ALTO nas áreas em vermelho do mapa, principalmente na região serrana do Litoral Sul e Planalto Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Ainda assim, o risco ALTO para as áreas em laranja do mapa, nas áreas do Grande Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul. O risco é atrelado nas áreas que já apresentam predisposição para movimentação, áreas de encostas próximas a rodovias e áreas já mapeadas com risco de movimentação de massa.

Áreas com histórico de ocorrências como o Morro dos Cavalos na Grande Florianópolis, Serra do Rio do Rastro, Serra do Corvo Branco, municípios como Praia Grande, Timbé do Sul e o Alto Vale do Itajaí devem ficar atentos ao risco de deslizamentos pontuais devido chuvas persistentes e volumosas.

Defesa Civil de SC

Leia também:
1. Homem se joga de carro em movimento após criminoso invadir o veículo e ameaçá-lo de morte, em Indaial
2. Confira alterações no trânsito em Blumenau durante Oktoberfest 2024
3. Prefeitura de Indaial terá processo seletivo para vagas na educação
4. GALERIA – Veja como estão os últimos detalhes da montagem da 39ª Oktoberfest Blumenau
5. Loja Beagle abrirá nesta quarta-feira após incêndio na fábrica, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Família da Vila Itoupava prepara o tradicional marreco recheado há 35 anos, em Blumenau: