Primeira cirurgia com HIPEC pelo SUS em SC é feita no Hospital Santo Antônio, em Blumenau

Hospital é o primeiro habilitado para o procedimento em Santa Catarina

Nesta sexta-feira, 5, o Hospital Santo Antônio, em Blumenau, realizou a primeira cirurgia de Peritoniectomia com HIPEC (Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica) pelo SUS, após se tornar o primeiro a ser habilitado no estado para este serviço. É um tipo de tratamento para cânceres ou tumores abdominais avançados, tendo um procedimento cirúrgico altamente complexo.

O paciente atendido foi diagnosticado com câncer peritoneal e a cirurgia durou cerca de nove horas. Participaram 10 profissionais, sendo eles cirurgiões oncológicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, perfusionistas e residentes de cirurgia.

O HIPEC é uma técnica especializada e complexa. A cirurgia consiste no ressecamento cirúrgico de um tumor, associada ao uso de quimioterapia, entre 40 e 42 °C no interior da cavidade abdominal do paciente. A cirurgia de Peritoniectomia/Citorredução com HIPEC tem uma alta demanda por ter excelentes resultados comprovados, proporcionando a chance de cura para alguns tipos de cânceres abdominais avançados.

Hospital Santo Antônio/Divulgação

Importância da habilitação

Carmen Zanotto, secretária de Estado da Saúde, e sua equipe intermediaram o processo de habilitação do hospital para o procedimento em conjunto com o Ministério da Saúde. Em nota oficial, ela afirma: “Nosso compromisso é oferecer um sistema de saúde eficiente e de qualidade para os catarinenses. Essa habilitação é resultado de esforços para melhorar a assistência à saúde na região. O Hospital Santo Antônio é um grande parceiro do Governo do Estado”.

“É um enorme avanço para pacientes com doença disseminada que até então não tinham expectativa de cura pelo SUS e o reconhecimento da nossa equipe experiente e estrutura especializada neste tratamento de ponta”, comenta a Dra. Patrícia da Costa Câmara, Cirurgiã Oncológica do Hospital Santo Antônio, em nota oficial.

“A primeira cirurgia HIPEC pelo SUS é um avanço para o tratamento de câncer na região e mostra o comprometimento do Hospital Santo Antônio em oferecer tratamento de qualidade, com técnicas inovadoras aos pacientes. Essa é mais uma grande conquista para os catarinenses, que por meio da SES, na pessoa da Secretária de Saúde, senhora Carmen Zanotto e equipe, intermediaram o processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde. Consolidando o Hospital Santo Antônio como grande referência nacional”, confirma Rafael Bertuol, Gerente Geral do Hospital Santo Antônio, em nota. 

Jaqueline Mocelin, secretária de Promoção da Saúde, reitera: “Essa conquista representa um passo crucial na democratização do acesso a um tratamento inovador e altamente eficaz para os pacientes do município e da região. Mais uma vez, o HSA se destaca pelo pioneirismo em benefício da comunidade, abrindo as portas para que pacientes de toda a região recebam o tratamento sem precisar enfrentar longas viagens para outros centros de referência”.

O Centro de Oncologia do Hospital Santo Antônio é considerado referência em oncologia clínica adulto para 14 municípios do Vale do Itajaí, em oncologia pediátrica para 53 municípios e hematologia para 42 municípios, que abrangem a região do Médio Vale do Itajaí, Alto Vale e Foz do Rio Itajaí. Portanto, a HIPEC será mais um marco para o hospital de Blumenau, que recebe pacientes de todo o estado para o tratamento de câncer peritoneal.

Leia também:

1. Confira quais bairros de Blumenau podem ser impactados no abastecimento de água nesta terça-feira
2. Blumenau passa a aplicar vacina de dose única contra HPV
3. Dupla é presa após fugir de abordagem e atirar contra policiais em Blumenau
4. Mulher precisa usar botão do pânico após ex-companheiro tentar invadir residência em Blumenau
5. Blumenau vai sediar feira de intercâmbio em maio; saiba como participar


Veja agora mesmo!

Conheça o atleta que é considerado um dos maiores nomes do handebol de Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo