Primeira noite de Oktoberfest em Blumenau reúne 25 mil pessoas

Sangria do primeiro barril contou com a presença do embaixador alemão no Brasil

Primeira noite de Oktoberfest em Blumenau reúne 25 mil pessoas

Sangria do primeiro barril contou com a presença do embaixador alemão no Brasil

Redação

Mais de 25 mil pessoas prestigiaram as atrações da primeira noite da 34ª Oktoberfest no Parque Vila Germânica.

A sangria do primeiro barril de chope foi no palco do Eisenbahn Biergarten. O ato, que marcou o início oficial das atividades da festa, ocorreu na presença de várias autoridades. Dentre os convidados de honra, estiveram o embaixador da Alemanha, Georg Witschel, e o embaixador da República Tcheca, Jirí Havlik.

A cerimônia começou com o tradicional cortejo dos monges produtores de cerveja. Trazendo tochas e bandeiras, eles conduziram o caneco da Oktoberfest até o palco, entregando o ícone à rainha da festa, Bruna Ponchielli. Todos os anos, durante a abertura, ele é retirado da chamada Krugplatz, ou Praça do Caneco, para onde é devolvido somente ao final dos festejos.

Homenagem da noite

Como de costume, a noite de abertura também destacou nomes que contribuíram para a história da Oktoberfest. Este ano, o homenageado foi Luiz Cé, criador do casal Vovô e Vovó Chopão. Em 1984, o publicitário foi convidado pela comissão organizadora da primeira edição para elaborar os materiais de divulgação, usando o Vovô Chopão como figura central. Hoje, junto com a Vovó, o personagem permanece como um dos principais símbolos da festa e da cidade de Blumenau.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio