X
X

Buscar

Primeira onda de frio intenso chega a Blumenau nesta semana

Mínima pode chegar a 6ºC

A onda de frio mais forte deste início de inverno deve chegar nesta semana. O aviso foi dado pelos meteorologistas da Epagri/Ciram e é reforçado pelo AlertaBlu. As temperaturas mínimas devem chegar a 6 e 8ºC em Blumenau.

O meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Côrrea, explica que a massa de ar frio atinge o estado na noite de quarta-feira, 3. Dependendo do caminho que fizer, se pelo continente ou oceano, virá mais forte ou fraca do que o esperado. Por ora, a previsão é que a chuva prevaleça até quarta, com temperaturas oscilando entre 13 e 18ºC.

Tatiane Martins, do AlertaBlu, complementa que após a metade da semana o sol deve voltar a aparecer na cidade, já que a massa é de ar seco, mas que chuviscos não estão descartados, principalmente na sexta-feira, 5, o que aumentará a sensação de frio.

As temperaturas mais baixas devem ser registradas a partir da madrugada de quinta-feira,  estendendo-se pelo menos até sábado, 6. As aberturas de sol devem amenizar o frio, elevando os termômetros a 19ºC durante os dias.

Previsão para outras regiões

Entre a noite de quarta até as 12h de sábado, dias 3 a 6, a temperatura mínima fica próxima de 0°C no período noturno e amanhecer, podendo chegar a -7°C nas áreas altas do Planalto Sul (Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra).

No Litoral, mínimas de 2°C a 8°C. Na madrugada e amanhecer de quinta e sexta-feira, dias 4 e 5, condição de geada ampla nas áreas do estado. No fim de sexta e amanhecer de sábado o frio intenso e a elevada umidade do ar favorecem a condição de neve nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul.