Primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da Furb completa 25 anos; relembre história e reveja fotos da época
Turma foi responsável por formar os 11 primeiros arquitetos e urbanistas do interior de Santa Catarina
No dia 15 de fevereiro deste ano, a colação de grau da primeira turma de Arquitetura e Urbanismo da história da Furb completou 25 anos. A turma contava com 50 calouros que passaram no vestibular da Acafe. As aulas da primeira turma iniciaram no mês de março de 1992.
O curso era inédito em Blumenau e era o segundo de Santa Catarina. A aula magna foi ministrada pela professora Gilda Collet Bruna, da Fau/USP.
A formatura da turma aconteceu no Teatro Carlos Gomes do dia 15 de fevereiro de 1997. Nela, formaram-se os 11 primeiros arquitetos e urbanistas do interior de Santa Catarina.
Etapas
A ex-aluna Angelina Wittmann relembra as etapas da prova do vestibular. Segundo ela, foram duas etapas práticas necessárias para ingressar no curso.
“A prova do vestibular teve duas etapas. A prova aplicada aos vestibulandos aspirantes de todos os cursos da Universidade e a prova prática de desenho. Os candidatos tinham que comprovar habilidades mínimas para desenho e perspectiva”, conta Angelina.
De acordo com Angelina, inexistiam programas de desenho e o computados tinha acesso limitado para as pessoas físicas. A segunda prova foi feita em mais de uma sala das dependências da universidade.
“Nessa sala, as carteiras foram dispostas em um grande círculo e no centro deste, foram colocados sólidos geométricos em cores branca, preta e cinza. Os vestibulandos tiveram que reproduzir o que “viam” a partir de seu ponto focal – sua posição – reproduzindo luz e sombra”, complementa.
Atrito interno
Por ser a primeira turma de um curso como Arquitetura e Urbanismo, há relatos de que existia algumas “tempestades” polarizadas entre dois professores. Os acadêmicos desconheciam a história fundação do próprio curso.
Por não terem o conhecimento de quem realmente fundou o curso, o professor Vilmar Vidor, idealizador do curso, não recebeu convite formal e oficial para a formatura e não foi devidamente homenageado.
“Descobrimos essa história muito bem documentada e muito bem guardada por seu idealizador. Professor Vilmar Vidor guardou, com muito cuidado e apreço, todos os papéis e as mais caras recordações de seus feitos, alunos e amigos leais. Só tomamos conhecimento desse material quando ele partiu, em novembro de 2015”, diz Angelina.
Porém, o professor foi homenageado pela segunda turma de formandos do curso. A colação de grau da segunda turma de arquitetos e urbanistas da Furb aconteceu em agosto do mesmo ano (1997).
Curiosidades
Na época, o nome de turma foi uma Homenagem à memória do Professor Sérgio Alibert Meirelles (falecido durante o curso). O Coordenador do Curso foi o Professor Ney Cantanhede, a Patronesse foi a professora Maria Del Pilar de Carlevaro e a paraninfa foi a professora Sueli Vanzuita Petry.
Após a formatura, os arquitetos ficaram sabendo que a Furb não havia encaminhado a documentação necessária junto ao CREA para fornecer a habilitação profissional dos alunos.
“Por um ano, os novos arquitetos não puderam exercer a profissão plenamente. Parte desses formandos processaram a Universidade por perdas e danos morais e ganharam a causa. A outra parte de formandos foi convencida pelo representante do CENARQ a não fazer a ação”, explicou Angelina.
“Na época, o grupo que entrou com a ação, buscou profissionais de Direito na cidade para lhes representarem legalmente e todos negavam a causa, temendo retaliações na sociedade. Depois de algumas buscas, a advogada Rosane Maçaneiro aceitou a causa e ciente de que algo semelhante havia ocorrido no estado de Minas Gerais, criando um precedente para esta. O resultado foi positivo”, concluiu a ex-aluna.