Primeiro dia para retirar cotas do Pis tem movimento intenso, em Blumenau

Os beneficiados pela Lei 13.677/18 poderão sacar seu benefício até 28 de setembro

O primeiro dia do prazo para retirar o benefício do Programa de Integração Social (Pis) na Caixa Econômica Federal começou movimentado em Blumenau. A fila dava voltas dentro da agência do bairro Fortaleza por volta das 15h desta terça-feira, dia 14. O tempo médio para o atendimento estava em duas horas.

Parte da pessoas, impacientes, desistiam e deixavam as filas. Enquanto isso, mais e mais moradores entravam no banco estatal para se juntar ao restante. O prazo para retirar o benefício termina em 28 de setembro.

Por meio de assessoria de imprensa, a Caixa Regional Blumenau informou que o dia foi de bastante movimento nas agências da cidade e região. A Caixa orienta que os trabalhadores consultem o site para verificarem se possuem direito, o valor que têm a receber e os canais disponíveis para realização do pagamento.

Quem tem direito ao PIS 2018

Tem direito às cotas do PIS o trabalhador cadastrado no Fundo PIS/PASEP entre 1971 e 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação.

Por meio do APP CAIXA Trabalhador, que está disponível gratuitamente para download no Google Play ou na Apple Store, os beneficiários também podem consultar as informações. Basta clicar no link “Informações Cotas do PIS”, informar o CPF ou NIS e a data de nascimento para saber se possui saldo de cotas do PIS. Para verificar o valor, é preciso informar também a senha internet.

Outras opções de atendimento aos trabalhadores são os terminais de Autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou o internet banking para correntistas da Caixa, na opção “Serviços ao Cidadão”.

Consulte aqui os canais de pagamento e documentação

Herdeiros

Os herdeiros poderão comparecer a qualquer agência da Caixa portando o documento oficial de identificação e o documento que comprove sua condição de herdeiro para realizar o saque.

Deverão ser apresentados o documento de identificação pessoal válido do sacador, o comprovante de inscrição PIS (opcional – caso os dados apresentados não permitam a identificação da conta PIS), e o documento que comprove a relação de vínculo com o titular, dentre os seguintes:

-certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo INSS;
-atestado fornecido pela entidade empregadora (no caso de servidor público);
-alvará judicial designando o sucessor/representante legal;
-formal de partilha/escritura pública de inventário e partilha.

Saque por procuração

O saque poderá ser realizado pelo representante mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque de valores do PIS.

Dados do estado de SC

Em Santa Catarina, cerca de 760 mil trabalhadores terão direito ao benefício. O valor previsto para o estado é de R$939 milhões.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo