Primeiro domingo da 36ª Oktoberfest reúne turistas de todas as regiões do Brasil
Visitantes de diversos estados vieram a Blumenau para conhecer a festa mais alemã das Américas
Nem a sensação térmica de 42 °C, nem a previsão de um temporal para este domingo, 13, manteve os turistas e os blumenauenses longe dos pavilhões da Vila Germânica. Com os ingressos esgotados antes das 22h no sábado, a festa mais alemã das Américas contou com visitantes de todas as regiões do país neste primeiro fim de semana.
Os dois comentários que mais se destacaram foram complementares: apesar do calor intenso, o chope e a música animou todos que estavam na 36ª Oktoberfest Blumenau. O Município Blumenau conversou com alguns turistas para saber o que eles acharam da festa.
Visitando Blumenau pela primeira vez, os paulistanos Ione e Humberto Padilha ficaram sabendo da Oktoberfest por recomendação de amigos que já visitaram a Oktober. Como a filha do casal se mudou para a Praia dos Ingleses, em Florianópolis, eles aproveitaram a visita para conhecer a festa.
“Ela disse que era muito bonito. Estou amando! Já quero voltar, porque gosto muito do movimento. Como todo ano descemos pra Floripa, quero aproveitar mais Blumenau”, disse Ione.
Também por recomendação de amigos, duas famílias de Brasília que são amigas vieram a Blumenau para conhecer a tradicional festa. Eles haviam acabado de chegar na Vila Germânica, mas já estavam munidos de canecos e muito chope.
“Estamos entrando no clima e sentindo a festa”, comentou Domingos Tavares. “Ainda estamos na primeira cerveja, mas só com o peso do caneco dele eu já caio”, comentou a esposa Silvana se referindo ao caneco de vidro do mais novo.
Assim como todos os visitantes com que a redação conversou, o grupo de amigos fica em Blumenau até quarta-feira para aproveitar o desfile da terça.
“A gente avisou a organização que só podia ficar até quarta e eles mudaram a data dos desfiles pra terça pra gente não perder”, brincou Silvana
Alessandro Silva e Wendeon Frazão já estão habituados à altas temperaturas, afinal vieram diretamente de Manaus, mas comentaram que Blumenau não perde para a capital amazonense no calor.
“Trouxemos um monte de roupa de frio na mala pra vir ao Sul, mas não usamos nenhuma”, afirmou Alessandro.
Aproveitando que foram até o Rio de Janeiro para o festival Rock in Rio, os dois aproveitaram para vir à Santa Catarina e conhecer o parque temático Beto Carrero World, em Penha, e a Oktoberfest.
“Fomos no desfile ontem e vamos de novo na terça. É muito bonito, o pessoal realmente se empenha muito para mostrar um trabalho bacana. É como o Carnaval, mas daqui”, opinou Alessandro.
“A festa é maravilhosa! No ano que vem vamos voltar, mas aí estaremos vestidos”, disse Wendeon.
Tradição familiar
Moradora de Biguaçu, na Grande Florianópolis, Laura Luíza Pazuch vêm à Oktoberfest todos os anos. Há três, ela vem acompanhada do namorado, Diego Hoffmann. Na 36ª edição da festa, eles trouxeram mais um casal de amigos para conhecer a festa.
“É uma tradição de família. Como minha irmã faz aniversário em outubro, nós fretamos um ônibus para trazer parentes, amigos e até clientes do meu padrasto, que é comerciante. Trazemos umas 40 pessoas todos os anos”, conta Laura.
O casal de amigos, Aline Santos e Douglas Clasen, vieram à festa juntos pela primeira vez, mas já têm planos de voltar no ano que vem.
“Realmente vem gente do Brasil todo pra cá. Ontem estava conversando com uma menina e descobri que ela era de Sergipe!”, contou Aline. “Só falta um ar condicionado aqui dentro pra manter o chope bem gelado”, brincou Douglas.