X
X

Buscar

Problema em linha de transmissão de energia no Norte do país deixa moradores de Blumenau sem luz

A espécie de apagão durou 12 minutos em Blumenau

14% das unidades consumidoras de energia de Blumenau sofreram uma espécie de apagão por volta das 15h50 desta quarta-feira, dia 21. Os moradores ficaram sem luz por cerca de 12 minutos. Isso aconteceu devido a problema em uma linha de transmissão do Norte do país, que acabou afetando Santa Catarina. Em todo o estado, as cidades mais atingidas foram Joinville, Blumenau e Florianópolis.

Segundo o Gerente Regional da Celesc, Claudio Varella, por algum motivo a linha de transmissão que atende os estados do Norte, que é interligada com outras regiões do país, foi desligada. O desligamento provocou um balanço no sistema, causando o apagão.

Operador Nacional explica falha

A queda no fornecimento de energia para as regiões Norte e Nordeste foi causada por falha em um disjuntor na Subestação Xingu, no Pará, responsável pela distribuição da maior parte da carga gerada pela Usina de Belo Monte para a Região Sudeste. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira, 21, pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira.

Segundo nota do ONS, o problema se iniciou às 15h48, e em todas as capitais do Norte e Nordeste ocorreu interrupção do suprimento de energia elétrica. De acordo com Ferreira, mais de 70 milhões de pessoas foram afetadas. As causas da falha no disjuntor estão sendo investigadas, mas o ONS descartou sobrecarga no sistema, fatores climáticos ou queimadas.