Procon de Gaspar alerta para golpe de falsos e-mails de notificação
E-mail em nome do órgão contém vírus que podem acessar dados do consumidor
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) alertou para e-mails falsos em nome do órgão. São mensagens com número de processos e protocolo, informando abertura de demanda contra a empresa, contendo um link que pode conter vírus, causar danos ao computador ou à rede do usuário, além de acessar dados privados dos usuários.
O mensagem, com o título de “Notificação do Procon” é um golpe e deve ser descartada. O órgão realiza apenas notificações de forma presencial ou através de cartas enviadas no endereço oficial.
Relatos
O alerta surgiu após contribuintes e fornecedores gasparenses relataram ter recebido um falso e-mail do Procon com direcionamento para um link que indicava a consulta dos autos relacionados a uma suposta reclamação contra algum estabelecimento.
O link, quando aberto, pode conter um vírus que prejudica o computador, smartphone ou a rede do usuário. Além disso, o vírus é capaz de acessar dados privados.
A superintendente do Procon, Maiara Polla dos Santos, explica que diversas denúncias têm chegado ao local. “Estamos recebendo mensagens sobre esse tema e solicitamos que as pessoas não cliquem em links desconhecidos. Além disso, o Procon não solicita dados dos consumidores dessa maneira; por isso, as pessoas precisam ficar atentas e evitar qualquer acesso que não seja seguro ou oficial”, pontua a superintendente.
Orientação e como evitar golpes
A orientação é que todos os cidadãos que receberam e-mails ou mensagens que pareçam golpes entrem em contato com o Procon do município através do WhatsApp, no número (47) 3091 – 2084. Além disso, o e-mail oficial do Procon de Gaspar é procon@gaspar.sc.gov.br.
Para prevenir a ocorrência de golpes virtuais, mantenha atenção permanente às ligações e às mensagens que você recebe em seu smartphone, bem como aos e-mails em sua caixa de entrada. Os cuidados recomendados são simples:
- Não acesse e-mails suspeitos;
- Não clique em links desconhecidos;
- Não abra anexos desconhecidos;
- Não forneça informações em sites não confiáveis;
- Se receber uma mensagem com uma oferta aparentemente maliciosa, não responda e, por segurança, bloqueie o número e o denuncie (esse é um recurso disponível no próprio WhatsApp);
- Crie senhas fortes e evite combinações fáceis, como por exemplo números sequenciais ou data de aniversário;
- Nunca salve suas senhas no próprio smartphone ou computador pessoal. Procure memorizá-las e as deixe anotadas de forma codificada e não identificadas como senhas, substituindo números por letras, fazendo inversões etc.;
- Ao efetuar uma compra virtual, avalie se o site ou a plataforma é confiável. Em caso de dúvida, consulte fontes como o Reclame Aqui;
- Habilite a autenticação multifatorial em aplicações e desbloqueio de aplicativos por meio de biometria, se esse recurso estiver disponível;
- Habilite o envio de notificações de seu aplicativo bancário para que cada compra efetuada seja automaticamente comunicada a você; se não reconhecer a compra, isso permitirá que você peça seu imediato cancelamento;
- Informe as instituições financeiras com as quais se relacionar sobre movimentações suspeitas em suas contas;
- Mantenha seus dispositivos e aplicativos sempre atualizados.
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