Procon-SC notifica a Yeesco, empresa de Brusque líder de reclamações no ano

Empresa brusquense precisa atender a exigências para que órgão não abra processo administrativo

O Procon de Santa Catarina notificou, na última semana, a Yeesco, empresa líder de reclamações em 2024. Em até 20 dias, a empresa, que decretou recuperação judicial recentemente, deve enviar respostas a uma série de exigências. São centenas de pedidos atrasados que precisam ser solucionados.

Gigante do comércio eletrônico têxtil que atende a todo o Brasil, a Yeesco, localizada em Brusque, recebeu 715 reclamações formais apenas no Procon-SC em 2023 e 2024. A empresa também lidera o ranking do Zap Denúncias do Procon SC – todas sobre mercadorias não entregues. Entre as respostas exigidas, pelo Procon-SC estão:

1 – Esclarecer quais reclamações de consumidores foram atendidas e quais ainda estão pendentes;
2 – Anexar o comprovante de pagamento da restituição do valor devolvido a consumidores lesados;
3 – Anexar comprovante de entrega dos produtos que estavam atrasados;
4 – Anexar provas e explicações de defesa.

Em caso de descumprimento, o Procon-SC irá abrir um processo administrativo contra a Yeesco, de acordo com o Art. 56 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).

Histórico da Yeesco

A Yeesco assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) em junho deste ano, na qual se comprometeu a pagar R$ 80 mil de indenização pelos atrasos nas entregas de produtos. A empresa chegou a acumular mais de 62 mil queixas registradas no site Reclame Aqui – o Procon de Brusque proibiu as vendas online da empresa no final de abril deste ano.

A empresa perdeu na Justiça as duas contestações que tentou, mas reconquistou o direito de voltar a vender pela internet com o TAC. Entretanto, as reclamações não cessaram. A Yeesco segue com muita dificuldade em cumprir seus acordos comerciais e tenta, com a recuperação judicial, evitar falência e cumprir seus contratos.

O Procon-SC informa que acompanha de perto a situação e que atua para não deixar nenhum consumidor lesado.

Como acionar o PROCON-SC

Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.

Zap Denúncia – (48) 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.

Site do Procon-SC: é possível fazer reclamações – entenda a diferença entre uma reclamação e uma denúncia.

Além disso, o Procon-SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis.

Leia também:
1. Ex-esposa de Tiu França sofre queimaduras por todo o corpo em incêndio em casa de Rio do Sul
2. Aposta de Gaspar fatura R$ 25 mil na TriVale
3. Homem agride namorada com uma faca e quebra objetos de casa após discussão, no Escola Agrícola
4. Beatrice Bento, de Blumenau, conquista Miss Universe Trans das Américas
5. Blumenau registra mais de 11 mil empresas abertas em 2024


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo