Movimento nos postos de saúde aumenta e Blumenau tem quase 3 mil casos de Covid em novembro
Número de casos confirmados voltou a aumentar desde o fim de outubro
O movimento nos postos de saúde de Blumenau aumentou nas últimas semanas. Grande parte destes pacientes estão em busca de testes de Covid-19. Nos últimos 30 dias, mais de 3,5 mil casos foram confirmados na cidade, tendo o pior momento em novembro, com 2.951 casos confirmados até esta terça-feira, 22.
Para se ter uma noção, em agosto a cidade confirmou 729 casos e em setembro foram menos de 300. Nas primeiras semanas de outubro o número de exames positivos para Covid-19 semanalmente ficava entre 30 e 50, mas saltou para 191 entre os dias 17 e 24, e 624 entre os dias 24 e 31.
A partir daí os números foram aumentando ainda mais, trazendo ao atual cenário com quase 200 casos sendo confirmados diariamente e mais de mil por semana. De acordo com a prefeitura de Blumenau, nos últimos sete dias, foram 3.041 exames realizados, com 1.130 positivos.
“Nós estamos cientes e observando esse aumento. Não é uma particularidade de Blumenau. Esse aumento está sendo provocado pela subvariante da Omicron em todo o país. Já estava provocando o aumento na Europa há dois meses, é uma variante nova, que está circulando e causando esses números”, afirmou o secretário de Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, que elencou também algumas ações que estão sendo tomadas.
Segundo ele, as unidades de saúde da cidade estão com atendimento diferenciado devido ao grande aumento de movimento. Pela manhã a preferência é para os casos de livre demanda, ou seja, sem marcação, enquanto os eletivos estão sendo realizados em sua maioria no período da tarde.
Além disso, uma portaria foi publicada na semana passada retornando a obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes de saúde na cidade. Segundo Lanzarin, o objetivo é proteger os servidores e também os pacientes.
Mortes e gravidade
Desde o início da pandemia, Blumenau já confirmou 137.460 casos da doença. Atualmente, 959 pacientes estão em tratamento, sendo a grande maioria em casa, com sintomas leves.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 10 pacientes estão em hospitais da cidade, sendo um em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – que é morador de outro município – e nove estão internados em enfermaria.
Em relação aos casos fatais, são 807 desde o início da pandemia. Nos últimos quatro meses foram 11 óbitos – sendo quatro em agosto, dois em setembro, um em outubro e três em novembro.
De acordo com Marcelo Lanzarin, apesar do aumento no número de casos, os dados em relação a gravidade dão um sinal de que a vacinação vem sendo importante na proteção dos blumenauenses.
“Temos na cidade cerca de 80% de pessoas que completaram o esquema vacinal e por isso, são poucos casos graves. O que observamos é que óbitos ou situações de internação são de pessoas que não se vacinaram (…) Mesmo assim orientamos aquelas pessoas que estão com sintomas para o uso de máscaras e a todas as pessoas os cuidados de sempre”, finalizou.
– Assista agora:
Gustavo Bardim conta como é a vida na escola após vencer The Voice Kids