Procura por bebidas isotônicas aumenta em Blumenau e comércios sentem o impacto; entenda
Registro no aumento de casos acontece desde o inicio de 2024
A procura por bebidas isotônicas tem aumentado em Blumenau, após casos de doenças como dengue, Covid-19 e gripes por conta da mudança da estação, serem registrados cada vez mais. Segundo relatos de moradores, ao procurarem os produtos nos mercados e farmácias da cidade, encontraram prateleiras quase vazias ou então poucas variedades.
O jornal O Município Blumenau entrou em contato com algumas redes de comércio da cidade, e todas relataram o mesmo cenário: cada vez mais a população está procurando bebidas isotônicas como Gatorade, SportDrink, Marathon, Powerade, entre outros.
Nas farmácias Preço Popular e nas farmácias Sesi, houve um grande aumento na procura, mas segundo elas, já era esperado devido à estação e ao aumento de doenças, e por conta disso, já haviam conseguido se preparar para que não faltasse nenhum item.
Já nos supermercados de Blumenau, a situação foi um pouco diferente. Segundo as informações, apesar de já estarem esperando a grande procura de bebidas isotônicas, até se adaptar ao grande volume, algumas prateleiras ficaram com produtos faltando.
“A procura aumentou, e no começo não estávamos esperando, mas com a percepção da necessidade, começamos a pedir mais para os distribuidores, então agora estamos começando a lidar bem com a situação, e nenhum item está faltando”, explicou a rede Komprão.
O mesmo foi sentido nos mercados da Rede Top, que está percebendo uma grande procura, e assim como o Komprão, no começo teve dificuldade no abastecimento, mas agora está conseguindo suprir a necessidade dos clientes.
Aumento nos casos de dengue e Covid-19
No último boletim da Dengue, divulgado no dia 18, a cidade registrou 253 novos focos e 64 casos da doença. Um óbito foi confirmado.
Já sobre a Covid-19, em março, a cidade contabilizou 157.686 casos confirmados. São 3.772 a mais do que o registrado no mês de fevereiro, quando a cidade contabilizava 153.914 casos da doença.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 614.216 testes para Covid-19. Nos últimos 30 dias foram processados 12.579 exames. Entre os casos positivos, 1.426 pacientes estão em tratamento, com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
O município contabiliza também 155.421 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. Dois óbitos foram registrados no último mês, totalizando 839 mortes por Coronavírus no município.
A Prefeitura de Blumenau reforça as medidas de segurança, que incluem a utilização de máscara para pessoas com recomendação de uso, e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.
A 4ª dose da vacina contra a Covid-19 está sendo aplicada em maiores de 18 anos. A orientação é que os usuários procurem uma das unidades de saúde do município com sala de vacina ativa e levem um documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. Não há necessidade de agendamento para receber a 4ª dose do imunizante.
A distribuição de senhas e o acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.
A aplicação do imunizante para crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias segue liberada somente no AGF Centro. Se a criança apresentar comorbidades, o responsável legal deve autorizar a vacinação por meio de declaração impressa.
A vacinação bivalente contra a Covid-19 é voltada para as pessoas com mais de 18 anos. Até o momento, 40.257 pessoas foram vacinadas com a bivalente, o que representa 10,5% da população do município.
A aplicação da segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19 é indicada em pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos, que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses. Até o momento, 288.651 pessoas já foram imunizadas com doses de vacina contra a Covid-19.
Veja agora mesmo!
As histórias do “Luiz de Orobó”, personagem que marcou o futebol e agora está em Blumenau: