Procura por vacinas aumenta e metas da saúde ultrapassam 90% durante 2023 em Blumenau

Dados são da Vigilância Epidemiológica de Blumenau

A procura pela vacinação em Blumenau, durante o ano de 2023, teve um aumento expressivo em relação aos anos anteriores, segundo o setor de imunização da Vigilância Epidemiológica da cidade. Os dados são atualizados desde o início até o fim de 2023.

Segundo os dados divulgados, não foram todas as vacinas disponibilizadas que atingiram as metas, mas todas tiveram grande procura. Conforme a Vigilância Epidemiológica, as vacinas de Tríplice Viral, que tinha como meta 95% de cobertura, e a Rotavírus, com meta de 90%, atingiram os objetivos, com 98,14% de cobertura e 92,8%, respectivamente.

Segundo o Coordenador de imunização da Vigilância Epidemiológica, Vitor Hugo Spudeit, a avaliação sobre a vacinação na cidade é positiva, e que isso se dá também pelo trabalho das equipes de saúde de Blumenau. 

“Nossos pontos positivos de 2023, remetem ao aumento da procura que se deu através da busca dos faltosos com as estratégias do Movimento Rápido de Cobertura através do Microplanejamento. Nossas equipes trabalharam incansavelmente para que fosse possível alavancar as coberturas vacinais”, afirma.

Vacinação em 2023

Segundo os dados de imunização do município, as vacinas mais procuradas pelos blumenauense, além das de rotina, foram as de Meningite e Tríplice Viral. Além disso, das nove vacinas que a cidade faz a cobertura, cerca de sete imunizantes ultrapassaram os números de cobertura em Blumenau.

Apenas as vacinas de Meningococo C, contra meningite e meningococemia, que teve 89,99% de cobertura em 2022, teve baixa procura em 2023, com 82,65%; e o imunizante de Varicela, que em 2022 teve cobertura de 81,11%, e em 2023, teve procura de 71,61%. 

Todas as outras sete, Rotavírus Humano, Penta, Pneumocócica, Poliomielite, Febre Amarela, Hepatite A e Tríplice Viral D1, ultrapassaram os números de 2022, durante o ano de 2023.

Confira na tabela uma comparação da cobertura vacinal entre os anos de 2022 e 2023:

Apesar da vacinação ter tido bons resultados durante todo o ano de 2023, a procura por imunizantes para crianças, foi baixa, principalmente as de Covid-19, segundo as informações da Vigilância Epidemiológica.

Contudo, a Semus está fazendo uma busca ativa dos pais que não tem levado as crianças para se vacinar, e a intenção é que esse cenário se reverta durante o ano de 2024.

Planejamento para 2024

Durante todo o ano de 2023, a vacinação na cidade sofreu com as falsas informações sobre imunização, que causaram um grande negacionismo, segundo a Vigilância Epidemiológica de Blumenau. O órgão analisa que isso é um ponto negativo, já que muitas doenças prevenidas com os imunizantes, podem ser reintroduzidas no dia a dia da população.

Por conta disso, para 2024, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) tem elaborado novas estratégias para melhorar a conscientização da população. Entre elas, está estratégias de mídia e ações através da atenção primária para orientar corretamente a respeito das vacinas e sua segurança.

“Ainda estamos aguardando as informações do Ministério da Saúde para poder iniciar de fato o planejamento das campanhas de vacinação, mas estamos com boas expectativas. A Semus está trabalhando para que possamos atingir as metas de cobertura através da divulgação e orientação a toda população de Blumenau”, finaliza o coordenador.


Veja agora mesmo!

Mulher por trás do bar: Zenaide conta histórias e quais são os clientes que batem cartão no local:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo