Professor desempregado faz vaquinha online para conseguir pagar despesas, em Blumenau
Ele era responsável por levar a cerca de 80 crianças e adolescentes das escolas Victor Hering e Elza Pacheco atividades extracurriculares de iniciação esportiva
Um professor de iniciação esportiva criou uma vaquinha online para conseguir pagar as despesas familiares dele após ser surpreendido com um comunicado de demissão. Marcelo Karsten, de 44 anos, estava desde 2015 na Fundação Municipal de Desportos (FMD), onde trabalhava como monitor em três modalidades esportivas, o Futsal, Basquete e Badminton. Ele era responsável por levar a cerca de 80 crianças e adolescentes das escolas Victor Hering e Elza Pacheco atividades pedagógicas no contraturno escolar.
Porém, assim como outros professores de polos esportivos da FMD, foi demitido da função no final de outubro. O contrato terminaria apenas em fevereiro, mas a Fundação, alegando falta de orçamento, encurtou o prazo. Karsten, que se formou em Educação Física na metade deste ano, passou em um concurso municipal para trabalhar no Paradesporto de Blumenau.
Enquanto não é chamado, tenta outros empregos, mas até o momento sem sucesso. A preocupação o levou a criar uma vaquinha online para tentar custear as despesas familiares. Clique aqui para ajudar. Ele é casado com uma professora universitária. O dois vivem com o filho de quatro anos e três enteadas de Karsten, que também paga pensão alimentícia para outro filho de nove anos.
“Eu coloquei o valor dentro da minha realidade, o que ganharia nesses quatro meses que ainda teria contrato: R$ 6 mil. Estou até tentando voltar para o comércio, mas acho que as pessoas não me contratam por eu ter me formado em Educação Física e ter conseguido um emprego na área”, acredita o professor.
Ele trabalhou durante 22 anos em comércios da cidade e abandonou a profissão de gerente para realizar o sonho de ser educador. O primeiro emprego foi na Fundação. Triste por deixar os jovens antes mesmo do ano letivo terminar, a ajuda financeira custearia também o deslocamento dele até a escola:
“O que mais me deixa triste é ter deixado as crianças da iniciação. Minha vontade é continuar pelo menos com algumas modalidades, para que elas não parem neste final de ano. Na semana que vem vou à escola ver se não consigo continuar voluntariamente, pelo menos em alguns horários”, lamenta.
Durante as aulas, percebeu talentos além das modalidades que ministrava. Neste ano, levou jovens para competir nos Jogos da Primavera nas categorias Xadrez e Natação.