Professora de Blumenau participa de conferência internacional de matemática

Evento será realizado na Espanha no fim de julho

Uma professora do departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau (Furb) foi convidada para participar de uma conferência internacional sobre educação matemática.

A 45th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, ocorre de 18 a 23 de julho, em Alicante, Espanha. Janaína Poffo Possamai está fazendo pós-doutorado na Universidade Cruzeiro do Sul com a orientação da professora Norma Suely Gomes Allevato.

As professoras foram convidadas para compartilhar a experiência de ensino da matemática baseada na proposição de problemas. Janaína é professora da graduação em Matemática e de outros cursos na graduação e, também, do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências Naturais e Matemática, nos quais utiliza a proposição e resolução de problemas com os estudantes.

Ela explica que a metodologia já era citada por Einstein e Infeld (1938), que já retratavam que a proposição de problemas marca o verdadeiro avanço na Ciência, afirmando que “a proposição de um problema é muitas vezes mais essencial do que sua solução, que pode ser apenas uma questão de habilidade matemática ou experimental”. (EINSTEIN; INFELD, 1938, p. 95, tradução nossa).

Elas vão participar de um fórum de pesquisa coordenado por Jinfa Cai, pesquisador da Universidade de Delaware (EUA); Boris Koichu, do Instituto Weizmann de Ciência (Israel); Chunlian Jiang , da Universidade de Macau (China); Benjamin Rott, da Universidade de Colônia (Alemanha)e Rina Zazkis, da Universidade de Simon Fraser (Canadá).

O resultado da conferência será publicado em periódico internacional, destacando a Universidade Regional de Blumenau entre os grandes centros de pesquisa do ensino da matemática. “Estamos muito honradas com o convite e ansiosas pela conferência”, diz Janaína.

Confira o problema proposto em sala de aula 

Sobre a proposição de problemas, ela avalia que a metodologia tem como principal diferencial o protagonismo do estudante e que permite desenvolver outras habilidades, ampliando a resolução de problemas.

Os problemas foram criados a partir da imagem de um parque de diversões.

 

Reprodução

A) Ao visitar um parque de diversões, um visitante optou pela aquisição de um ingresso simples que permite fazer uso de quatro atrações diferentes. Considerando que o parque dispõe de 10 tipos de brinquedo e que o visitante fará uso das quatro atrações propostas no ingresso, investigue de quantos modos distintos essa pessoa poderá utilizar seu ingresso durante essa visita.

B) Felipe irá com a sua família para um parque de diversões no final de semana. Ele dispõe de RS83,00 para usufruir durante o dia. Cada brinquedo custa R$27,00 para ser utilizado. Quantas atrações ele pode visitar no máximo? Quantas são as possíveis maneiras de utilizar os brinquedos com essa quantia em reais?

C) O trem fantasma possui 2 carrinhos que levam 4 pessoas por vez. Cada carrinho leva 5 minutos para completar o percurso da atração. Considerando que há 7 crianças na fila, quanto tempo a última criança deverá aguardar para chegar sua vez?

D) Suponhamos que o Parque esteja lotado e que a fila demore cerca de: 45 minutos na Roda Gigante, no Carrossel 30 minutos, e no Trem Fantasma 20 minutos. O horário de funcionamento do Parque é das 10:00 horas às 17:00 horas. Sabendo-se que se teria 40 minutos para o lanche, calcule:

a) Quantas horas uma pessoa levaria para andar nos 3 brinquedos do Parque?

b) Quantas vezes a pessoa poderá andar nos 3 brinquedos, sabendo-se que utilizará os 40 minutos para o lanche?

c) Qual o tempo de funcionamento no parque?

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