Uma vez selecionados no programa Universidade Gratuita, estudantes serão beneficiados até o final do curso com BOLSA INTEGRAL desde que cumpram os requisitos exigidos

O Programa Universidade Gratuita surgiu como uma nova oportunidade para aqueles que buscam a realização do sonho do Ensino Superior. Na FURB, essa iniciativa tornou-se realidade já no segundo semestre de 2023 e proporcionou um acesso mais amplo e inclusivo ao ensino de qualidade.

O Universidade Gratuita é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina que visa proporcionar o acesso à educação superior para estudantes com dificuldades financeiras. Com bolsas que garantem 100% do custo da faculdade, o programa é destinado, a princípio, para moradores de Santa Catarina, cuja renda seja de até quatro salários mínimos per capita, ou oito salários mínimos per capita para o curso de Medicina.

No segundo semestre de 2023, a FURB teve 262 alunos aprovados no programa. A coordenadora de Assuntos Estudantis, Lucymara Valentini Borges, comenta que a renovação desses alunos para os próximos semestres é automática.

“É um programa que dá uma tranquilidade de permanência, tendo em vista que o estudante poderá se manter até o final do curso”, destaca. A terceira melhor universidade de Santa Catarina espera atender mais de 1 mil estudantes por meio do programa Universidade Gratuita em 2024.

Requisitos do programa

O programa veio para substituir o antigo UniEdu, mas tem características muito específicas, sendo a modalidade apenas bolsa de estudos. Uma vez que o estudante for selecionado para ser beneficiado, ele receberá a bolsa de 100% e se manterá até o final do curso, desde que não perca os requisitos mínimos, como a frequência.

“Para o estudante se candidatar, ele precisa estar matriculado em uma universidade credenciada no programa, como é o caso da FURB. Muitas pessoas criaram a expectativa de que antes de fazer a matrícula na universidade poderiam fazer a pré-inscrição no programa para saber se seriam selecionadas, mas não é assim que funciona”, salienta.

Outro requisito é que o candidato deve ser natural de Santa Catarina, caso contrário, o estudante deverá comprovar que reside no estado há pelo menos cinco anos antes de ingressar na universidade.

O teto de renda também é um fator levado em consideração pelo programa. Para o curso de medicina, a renda per capita do estudante não pode ser superior a oito salários mínimos, e até quatro salários mínimos de renda per capita para os demais cursos.

“A avaliação dos critérios leva em consideração a renda bruta mensal, os gastos com moradia – seja aluguel ou financiamento, com educação de outro integrante familiar, tratamento de doença crônica, além do valor da mensalidade. Esses critérios vão classificar o índice de carência. Quanto maior o índice, maior é a vulnerabilidade do estudante”, explica a coordenadora.

Lucymara também afirma que há um grupo preferencial que será selecionado primeiro. O grupo parte de estudantes de escola pública catarinenses, estudantes de escola privada com bolsa 100% e estudantes de escolas privadas com bolsa parcial. Segundo a coordenadora, o grupo preferencial é classificado primeiro e depois segue o índice de carência.

Contrapartida e cronograma

“A lei também prevê que a cada quatro vagas pagas pelo Estado, uma outra deve ser contrapartida da universidade, o que também aumenta a oferta do benefício aos estudantes”, pontua Lucymara. No segundo semestre de 2023, 210 alunos da FURB foram agraciados com o programa Universidade Gratuita, e 52 foram beneficiados por meio da contrapartida da universidade.

É importante esclarecer que os estudantes agraciados com o programa devem dar uma contrapartida ao Estado. A cada mês, o beneficiado deverá cumprir 20 horas de trabalho voluntário dentro de projetos e instituições relacionadas pela universidade. O estudante também pode cumprir esse requisito dois anos após estar formado, desde que o trabalho seja desempenhado na região da universidade.

A Secretaria de Educação de Santa Catarina ainda não divulgou as etapas de inscrição e o cronograma para 2024. No entanto, os estudantes precisam ficar atentos às redes da FURB para não perderem os prazos que serão divulgados em breve. A FURB também divulgará um guia com a relação de todos os documentos que deverão ser apresentados pelos estudantes selecionados.

Se você deseja construir seu futuro acadêmico com o benefício do Programa Universidade Gratuita, a FURB é a instituição certa para você.

FURB
Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 – Itoupava Seca, Blumenau – SC
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30
Telefone e WhatsApp: (47) 33201-0307
Email: cae@furb.br