Projeto de professoras com síndrome de Down ensina dança para mulheres com mais de 50 anos em Blumenau

Aulas acontecem toda terça-feira

Cafeteria Especial de Blumenau se tornou palco para uma aula muito importante. As professoras Jussara Bernardo e Paolla Posanski, que têm síndrome de Down, auxiliaram a dançarina profissional, e também professora, Camila Hemkmaier durante uma tarde de muita dança.

Juntas, as três começaram um projeto de Grupo de Dança com Saúde Criativa, focado em mulheres com mais de 50 anos. Na primeira aula oito mulheres participaram e, para Camila, esse trabalho foi muito importante e divertido, mesmo com as meninas um pouco tímidas no começo.

“As meninas gostam muito de dançar, então elas se divertiram muito durante a aula, adoraram a experiência. Elas estavam um pouco tímidas, mas acredito que seja porque é o comecinho. Acredito que as aulas serão um sucesso absoluto e, conforme forem acontecendo, as meninas vão ministrando as aulas sozinhas”, comenta Camila.

A aula também contou com a participação especial de uma fotógrafa voluntaria, que registrou os momentos dessa primeira atividade do projeto. Confira as fotos de Rafaela Cunha:

Grupo de Dança com Saúde Criativa

A ideia para as aulas surgiu a partir de uma parceria do projeto Segue o Baile Saúde Criativa, junto com a Cafeteria Especial. A parceria entre as duas começou ainda em 2019, com o intuito de levar a dança para dentro do espaço da Cafeteria.

Por conta da pandemia da Covid-19, essa parceria precisou ser adiada, e só em 2022 as movimentações começaram. Camila, que faz parte do Segue o Baile, conta que para fomentar e tornar o projeto possível, várias outras ações foram realizadas. “Como um novo espaço da Cafeteria havia aberto no Shopping Park Europeu, resolvemos fazer várias ações lá. Levamos danças urbanas, forró, rock, shows ao vivo, grupos de dança, justamente para movimentar essa relação entre nós e o pessoal da cafeteria”, comenta.

Para ela, essa movimentação toda foi muito rica, já que foi possível transformar o projeto em algo ainda maior, como as aulas de dança oferecidas por professoras com Síndrome de Down. Além disso, Camila explica que o objetivo do projeto de Saúde Criativa é levar saúde através da arte, já que há diversos estudou que comprovam que a dança resulta em uma melhora efetiva das condições físicas e psicológicas.

Agora, com o projeto saindo do papel e se tornando realidade, a ideia é que a dança se torne frequente na Cafeteria Especial, e que não movimente só os alunos das aulas, mas também os funcionários e clientes do espaço.

Na primeira aula, quem orientou as alunas foi a professora Camila, mas nas próximas atividades, a ideia é que as professoras Jussara Bernardo e Paolla Posanski, sejam quem orientem totalmente as danças, já que elas têm uma história com a dança, que vem de muitos anos. Sendo alunas da dançarina Josiane Balluta, elas aprenderam dança do ventre e já realizaram várias apresentações, então tem conhecimento sobre a área.

Como participar

As aulas de dança estão programadas para acontecerem toda terça-feira, a partir das 15h, na Cafeteria Especial, localizada na rua Paraíba, nº 101, no Centro de Blumenau. Mulheres com mais de 50 anos, interessadas em participar, podem se inscrever para as aulas através do contato de Whatsapp (47) 3042-0057.


Como fazer paçoca de pinhão: uma receita saborosa e fácil:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo