Projeto de sustentabilidade da Oktoberfest Blumenau faz primeiro plantio de árvore
Ipê-roxo foi escolhido por ser a árvore símbolo do município
Na manhã desta terça-feira, 4, foi feito o primeiro plantio de árvore, um ipê-roxo, no Parque Ramiro Ruediger. Estiveram presentes na ação Marcelo Greuel, secretário de Turismo e Lazer e Presidente do Parque Vila Germânica, a vice-prefeita Maria Regina Soar e o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Jefferson Voigtlaender.
Alunos da escola Eef Prof Emir Ropelato, de Timbó e EBM Arapongas, de Indaial, que estavam no parque durante um passeio escolar, acompanharam de perto o plantio da muda de ipê-roxo.
Árvores
Ao todo, quatro mil árvores, totalizando 100 mil metros quadrados de plantio em áreas degradadas e urbanas, que farão parte do Plano de Sustentabilidade da festa. “Não estamos medindo esforços para transformar essa em uma grande ação para termos um futuro melhor para todos nós. É um compromisso da Oktoberfest, e da cidade de Blumenau”, acrescentou o secretário Marcelo Greuel.
A ação deve compensar cerca de um terço das quase 2 mil toneladas de CO2 que o evento gerou em 2019. Segundo Jefferson Voigtlaender, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a ação é o resultado da parceria entre a secretaria e o Parque Vila Germânica, onde a Oktoberfest Blumenau acontece. A organização do evento optou pela compensação in natura destes gases, ou seja, com o plantio de árvores, para que a compensação fique na cidade de Blumenau.
O ipê-roxo foi escolhido por ser a árvore símbolo do município. “Nada mais justo do que a gente plantar essa muda como a primeira árvore, dando o pontapé inicial desse projeto”, acrescenta Jefferson Voigtlaender.
Ação
Além do plantio, a organização da 37ª Oktoberfest Blumenau pretende recolher 100% do óleo de cozinha utilizado nos pontos de alimentação da Vila Germânica e valorizar 100% do lixo gerado na Oktoberfest Blumenau.
Ações de divulgação junto ao público reforçam a importância do descarte correto e da reciclagem, complementando os esforços do projeto, que conta com uma equipe de engenharia ambiental durante todos os dias de festa.
Ao final da festa, um balanço socioambiental com os dados das ações será divulgado, o que é importante para definir estratégias de compensação do impacto ambiental das próximas edições da Oktoberfest Blumenau.
Leia também:
– A pedido do prefeito de Blumenau, cerveja com aroma de Cannabis é vetada da Oktoberfest
– VÍDEO – Estudantes se manifestam após denúncia de racismo em universidade de Blumenau
– Caso das Marmitas: organizadora do projeto presta depoimento em Blumenau
– Resultado Lotofácil 2930 e Quina 5966: confira os números sorteados
– Aposta simples acerta na Lotofácil e leva mais de R$ 1 milhão em Guaramirim
– Assista agora:
Casarões da família Otte contam história da colonização e preservam tradições