Projeto em Blumenau propõe recolher adolescentes que estiverem bebendo de madrugada
Denominado de "Toque de Acolher", proposta está tramitando na Câmara de Vereadores de Blumenau
Está tramitando na Câmara de Vereadores de Blumenau, o projeto do “Toque de Acolher”, de autoria do vereador Jovino Cardoso (Solidariedade). De acordo com a proposta, adolescentes menores de 18 anos que forem vistos em locais de risco, ingerindo bebida alcoólica ou próximo de quem esteja consumindo, devem ser encaminhados ao Conselho Tutelar.
A medida valeria entre a meia-noite até as 5h30 do mesmo dia. O Conselheiro Tutelar seria responsável pelo recolhimento e encaminhamento do adolescente. No local, os acolhidos teriam que esperar a chegada dos responsáveis para serem liberados.
Alguns vereadores se mostraram contrários a proposta. O vereador Bruno Cunha (Cidadania) apontou que o projeto é inconstitucional, porque fere uma competência de ordem federal. O vereador Emmanuel Tuca (Novo) fez coro sobre a inconstitucionalidade e destacou a falta de definição sobre o que é um “local de risco”.
Além disso, a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) afirmou que esse já é o papel dos conselheiros tutelares e estaria sendo criada uma lei para cobrar uma obrigação. Já o vereador Ito de Souza preferiu se abster ao voto. Segundo ele, sua nora é conselheira tutelar e isso poderia ser considerado conflito de interesses.
Mesmo com as críticas, o projeto foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 10, mas ainda precisa ser votado em redação final para ser encaminhado à Prefeitura de Blumenau. Caso aprovado, caberá ao prefeito de Blumenau sancionar ou não a proposta.