Projeto em parceria com a UFSC de Blumenau promove oficinas online de autoprodução para artistas

Inscrições vão até dia 21 de março

O Projeto Cultural Esquina Gráfica irá oferecer Oficinas de Autoprodução para artistas em formato online, do dia 22 ao dia 25 de março. As ações são gratuitas e ocorrem sempre às 19h30, pelo canal do YouTube Esquina Gráficacom classificação livre e tradução em libras. As oficinas serão ministradas por Qiah Salla, Ceo da Dois Pontos: Una! e Maria Teresa Piccoli, coordenadora de projetos e de equipe de criação da Dois Pontos: Una!

Os temas serão: Atendimento, Precificação e CNPJ; Montagem de cronogramas e gerenciamento da rotina de trabalho; A importância da comunicação interpessoal, portfólio e redes sociais; Tipos de acessibilidade e como realizar produções culturais acessíveis.

Para se inscrever, basta acessar o link da oficina e preencher os dados e dias de interesse das oficinas, até 21 de março. Haverá certificado de participação para os inscritos.

Oficinas 

As oficinas são voltadas para artistas visuais catarinenses, brasileiros e imigrantes, sendo estudantes, acadêmicos, pesquisadores e professores, profissionais autônomos, artistas em busca de inserção no mercado de ilustração, com ou sem formação acadêmica na área, com acesso à internet, de todas as classes sociais; a partir de 16 anos, com ou sem deficiência, de todos gêneros, orientação sexual e identificação étnico-raciais.

O Projeto Cultural Esquina Gráfica – Oficinas de Autoprodução para Artistas Visuais, da Tita Tinta Ilustrações, é patrocinado pelo Edital Aldir Blanc 2021 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Ação Extra

O projeto também conta com a colaboração do NEPTA (Núcleo de Educação na Perspectiva das Tecnologias e Alteridade) da UFSC Campus Blumenau e como ação extra, no dia 23 de março,  traz o debate: “Cultura Inclusiva e Direitos Humanos: o que eu tenho a ver com isso?”.

A live ocorre às 14h30 pelo pelo canal do YouTube Esquina Gráfica e contará com a participação da professora Renata Orlandi (UFSC Blumenau), da produtora cultural Soila Freese (Mono Produções), do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio do Sul, Michel Kleinschmidt, e convidados. A ação é gratuita e aberta ao público, com interpretação em libras.

Programação 

Dia 22 de marçoterça-feira: Atendimento, Precificação e CNPJ – Artista visuais no dia a dia do mercado. Duração 45 minutos + 15 minutos para responder perguntas. Ministrantes: Qiah Salla e Maria Teresa Piccoli

Dia 23 de marçoquarta-feira: Sem fórmula mágica para a produção – Aprenda a montar cronogramas e gerenciar o seu dia a dia. Duração 45 minutos + 15 minutos para responder perguntas. Ministrantes: Qiah Salla e Maria Teresa Piccoli

Dia 24 de marçoquinta-feira: Eu no mundo – a importância da comunicação interpessoal, portfólio e redes sociais. Duração 45 minutos + 15 minutos para responder perguntas. Ministrantes: Qiah Salla e Maria Teresa Piccoli

Dia 25 de marçosexta-feira: Acessibilidade cultural – entenda os tipos de acessibilidade e como realizar produções culturais acessíveis. Duração 45 minutos + 15 minutos para responder perguntas. Ministrantes: Qiah Salla e Maria Teresa Piccoli.

Esquina Gráfica

Idealizada e produzida pela ilustradora e produtora cultural Tatiane Hardt, a Esquina Gráfica – Artes Visuais surgiu em 2020, com feiras presenciais em duas edições em parceria com a Feirinha da Servidão, e ainda uma Edição Especial em parceria com a UFSC Campus Blumenau.

“Com o intuito de criar uma rede colaborativa entre artistas e fomentar a categoria, a Esquina Gráfica ofereceu seu espaço de forma totalmente gratuita aos artistas contemplados para que eles pudessem expor e vender suas obras em local com circulação de um público cativo de feira de rua, disposto a consumir arte”, complementa a artista.

Tatiane ainda acrescenta que em breve terá mais novidades. “Lançaremos a plataforma online da Esquina Gráfica ainda em 2022. O site será um espaço profissionalizado para contratação de ilustradores e artistas visuais por empresas e público geral. E trazer a oficina neste momento fortalecerá esta classe; ainda mais os artistas que têm interesse em viver da sua arte”, diz Tatiane.

A artista comenta que em breve será lançado um concurso cultural e todas as informações e novidades estarão disponíveis pelo Instagram.

Ministrantes 

Qiah Salla:

CEO da Dois Pontos: Una! Mente criativa e conector entre as necessidades das marcas com a realização de projetos criativos e de propósito. Como consultor em criatividade, atua auxiliando empresas e instituições de médio e grande porte a desenvolverem projetos de impacto positivo em seu ecossistema.

Trabalhou com marcas como Sistema Ailos, Cooper, Bradesco, Caixa, Sesc, Senai e coordenou ações de posicionamento de projetos, programas e planejamento estratégico de comunicação de diferentes instituições ligadas à cultura.

Realizou mais de 300 eventos e projetos relacionados à criatividade e publicidade. Atualmente assessora 22 municípios no desenvolvimento de políticas públicas para de cultura que favoreçam a arte e a inovação. É Conselheiro Estadual de Cultura de Santa Catarina, eleito para mandato 2019-21.

Maria Teresa Piccoli:

Com quase duas décadas atuando como produtora e gestora de programas culturais, coordena projetos e a produção da equipe de criação da Dois Pontos: Una! Traz na bagagem o trabalho em uma das mais importantes instituições culturais brasileiras, o Sesc. Onde dirigiu e produziu projetos para promover a fruição e o aprendizado em música, teatro, dança, circo e literatura em todo o país, especialmente Santa Catarina.

Colaborou com as discussões em política cultural através de suas participações como conselheira no Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (2013/2017). É Bacharel em Letras pela Unochapecó (SC), tem pós-graduação em Gestão Cultural pelo Senac (PR) e Gestão de Projetos no MBA da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em 2020 foi agraciada pelo Governo do Estado de Santa Catarina com a Medalha Cruz e Sousa, a maior honraria concedida na área da Cultura.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo