Projeto ensina marcenaria para mulheres de Blumenau e auxilia na criação de produtos em madeira
Móveis e objetos feitos nas oficinas são doados após a fabricação
Devido à pandemia e o isolamento social, muitas pessoas em seu tempo livre recorreram a cursos online ou vídeos com dicas práticas de como “fazer você mesmo” objetos e utensílios. O “Meu Primeiro Projeto de Marcenaria” (MPPM) nasceu desse pensamento, o de possibilitar que mulheres de diferentes idades pudessem fazer elas mesmas objetos para casa, para uso pessoal ou até mesmo empreender no ramo da madeira.
Apoiado pela Furb e pela Fundação Fritz Muller, o projeto tem como objetivo auxiliar com os primeiros projetos de móveis de madeira e ampliar os conhecimentos das pessoas que estão participando. Além disso, a iniciativa é conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU – Organização das Nações Unidas.
“Quando criamos o projeto, pensamos no resgate do senso de realização, independência, liderança e autoconfiança de mulheres a partir do uso da madeira que é um material natural e com muita utilidade”, explica Rafael Lessa, mestre em engenharia florestal e idealizador do projeto junto do Doutor Jackson Roberto Eleotério.
O MPPM realiza oficinas de marcenaria sem custo para mulheres maiores de 18 anos com, no máximo, o ensino médio completo. Aquelas com o nível de instrução acima podem participar, mas precisam adquirir no mercado local alguns dos materiais utilizados.
“Cada participante monta do projeto até o acabamento dois móveis. Um para si e outro para doação”, conta Lessa. As alunas precisam manusear as máquinas como serra de esquadria para os cortes das peças, furadeiras e parafusadeiras para a montagem, lixas para o acabamento da peça, entre outros. Tudo com a supervisão dos responsáveis.
Ver essa foto no Instagram
Com a proposta inicial de oferecer quatro oficinas de quatro horas, o projeto precisou expandir seus horários por conta da grande procura. “Tivemos que nos adaptar para atender a meta de pessoas atendidas, multiplicando o número de oficinas oferecidas”, completou o engenheiro florestal. Atualmente, o projeto já passa das dez oficinas.
A doação dos móveis feitos na oficina são destinados a Furb, para a utilização em áreas comuns da Universidade, para a Fundação Fritz Muller e para espaços públicos como a Praça do Estudante.
Ver essa foto no Instagram
Sensação de realização
A blumenauense Jaqueline Gonçalves Amaro, de 27 anos, sentiu na pele a sensação de realização causada pelo seu primeiro projeto de marcenaria. Ela conheceu o projeto por meio de seu professor de pós-graduação e participou em março de 2020, construindo uma cadeira infantil de madeira.
“Eu senti orgulho de mim mesma quando concluímos a cadeira, compartilhei com amigos e familiares a criação”, lembra Jaqueline. Ela conta que os trabalhos manuais com a madeira a fizeram perceber um mundo de possibilidades no quesito produção de produtos, desde uma decoração para a sua casa até gerar uma renda extra para quem produz. “Isso fez com que eu me sentisse independente e segura, por exemplo, se eu precisar usar a furadeira um dia em casa, usaria sem medo porque eu aprendi no projeto”, completa.
O empoderamento também é uma das consequências implícitas do projeto. “Dar à mulher ou trazer até ela essa confiança que pode realizar tarefas como essa é incrível. O projeto contribui de forma direta no protagonismo da mulher como empreendedora e em posições de liderança”, conta Jaqueline. Ela acredita que fazer parte disso mostra as pessoas que são capazes de realizar sonhos com coragem e determinação.
Futuro do projeto
Rafael Lessa e Jackson Roberto Eleotério, doutor em Engenharia Química e professor universitário na Universidade Regional de Blumenau (Furb), começaram com o projeto no segundo semestre de 2019, com a pandemia precisaram fazer adaptações nas aulas.
No final do mês de abril, os incentivadores irão apresentar os resultados do projeto para a Furb e a Fundação Fritz Muller. Os planos para o futuro é continuar com as oficinas por meio de apoiadores e doações. Para os interessados em ajudar o projeto, basta entrar em contato no Instagram do Meu Primeiro Projeto de Marcenaria e fazer a proposta para os idealizadores do projeto.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: