Projeto Pescar: curso de iniciação profissional para jovens está com inscrições abertas

Fundação Fritz Müller oferece programa para adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Projeto Pescar: curso de iniciação profissional para jovens está com inscrições abertas

Fundação Fritz Müller oferece programa para adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Redação

“Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida”. Foi a partir do provérbio do filósofo chinês Lao-Tsé que, em 1976, nasceu o Projeto Pescar. A iniciativa busca formar jovens em situação de vulnerabilidade social para o acesso ao mundo do trabalho. 

Com 81 unidades em dez estados brasileiros e 44 no exterior, mais de 31,7 mil jovens foram formados pelo programa no ano passado. No Brasil, a média de frequência dos jovens é acima de 98%, e mais de 91% deles concluem o curso.

Projeto Pescar/Divulgação

Em Blumenau, o projeto foi abraçado pela Fundação Fritz Müller (FFM) em parceria com a TranspoTech e o Rotary Club de Blumenau – Garcia. São 20 vagas para o curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos. 

Os conhecimentos técnicos contemplam 40% da carga horária da formação. Já os outros 60% da carga horária são dedicados aos conteúdos de desenvolvimento pessoal e cidadania. A proposta é que o jovem seja o protagonista na realização dos seus sonhos pessoais e profissionais. 

Como funciona

Os candidatos devem ter entre 16 e 19 anos, estar cursando, no mínimo, o sétimo ano do ensino fundamental ou ter o ensino médio completo ou em andamento, e renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Além da formação gratuita, o curso também oferece uniforme, transporte e alimentação. 

As atividades acontecem na dependência da FFM, na rua Iguaçu, bairro Itoupava Seca. As aulas ocorrerão de fevereiro a dezembro de 2020, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. A vivência busca trazer uma perspectiva de tudo que o adolescente precisa para se preparar para a vida profissional.

As inscrições devem ser feitas pelo site https://www.projetopescar.org.br/inscricoes até o dia 12 de janeiro de 2020. São necessários documento de identidade e CPF. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3057-8001.  

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo