X
X

Buscar

Projeto prevê cultivo de plantas que funcionam como “repelente natural” à dengue em Blumenau

Proposta foi aprovada e está aguardando sanção do prefeito

Um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Blumenau prevê o cultivo de citronela e crotalária – plantas consideradas “repelentes naturais” à dengue. A proposta obriga que a prefeitura realize o plantio das mudas nas praças, canteiros de avenidas, margens de rios, riachos e demais áreas públicas.

Além disso, também fica a cargo do município a distribuição de mudas. Os custos para a execução da lei serão de orçamento próprio do município.

Criada pelo vereador Maurício Goll (PSDB), a proposta ainda tinha como obrigação do município, a realização de campanhas educativas nas escolas da rede municipal, sobre os benefícios das plantas, além também da apresentação de sementes aos alunos. Esse artigo foi retirado do projeto aprovado.

Aprovado por unanimidade, o projeto foi encaminhado à Prefeitura de Blumenau e aguarda sanção do prefeito Mário Hildebrandt.

Situação da dengue em Blumenau

Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Blumenau, até esta terça-feira, 26, a cidade registrou oito mortes ocasionadas por dengue. Ao todo, foram confirmados 9.909 casos da doença desde o início do ano, considerando uma epidemia.

Neste ano são 13.402 notificações. Destes, já são 9.875 casos autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. Outros 287 são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame. Até o momento, a cidade totaliza 3.065 focos do mosquito Aedes aegypti.