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Projeto que promove ensino de alemão nas escolas municipais de Blumenau será encerrado em 2022

Projeto Plures, responsável pelo ensino da língua, será extinto por falta de professores

O Projeto Plures, responsável pelo ensino da língua alemã em escolas municipais de Blumenau, será extinto a partir de 2022. O projeto visa a preservação da língua como patrimônio cultural da sociedade blumenauense e será encerrado pela falta de profissionais capacitados ao ensino.

Criado em 2003 e trabalhado em cerca de 16 escolas municipais, o Plures tinha como objetivo proporcionar o aprendizado de alemão e inglês a partir do 4º ano até o final do Ensino Fundamental. Atualmente, deveria atender 212 turmas do 1º ao 9° ano, no entanto, oito turmas não estão sendo atendidas.

Por não conseguir mais assegurar a aprendizagem para todos os estudantes das 16 instituições, a partir de 2022, o ensino por meio do Plures deixará de ser ofertado.

Tradição

A professora de alemão Clarissa Vahldick leciona o idioma desde o ano de 2015 e afirma que o Projeto Plures era uma maneira de manter viva as origens da cidade.

“O Plures representa a nossa herança cultural. Acredito que deveríamos dar a devida importância para o alemão, tão desvalorizado em nossa região, lembrado apenas nas festividades da cidade.”

Dificuldades profissionais

A professora Clarissa fez parte do projeto, porém, conta que parou de lecionar nas escolas municipais por vários motivos, dentre eles, a desvalorização profissional.

“O principal motivo foi a falta de valorização profissional. Salário baixíssimo, não temos materiais de apoio ou livros didáticos para seguir. Precisamos criar tudo. Veja, se você tem um aula por semana com cada turma e trabalha 40 horas semanais, você tem 40 turmas por semana, ou seja, 40 planejamentos semanais. O professor não consegue administrar isso com a qualidade desejada.”, explica Clarissa.

Reação dos alunos

Denise Schmidt possui família de origem alemã e muito interesse pelo idioma. Ela conta que aprendeu alemão por interesse particular. Denise fazia aulas de alemão em uma escola de idiomas e depois foi para a Alemanha fazer mais cursos. Posteriormente, ela passou a dar aulas na mesma escola de idiomas em que aprendeu a língua. Atualmente, Denise é professora particular de alemão.

Ela compartilhou que suas enteadas, que também possuem muito interesse pelo idioma e contam com aulas de alemão através do Projeto Plures, ficaram abaladas com o fim do projeto.

“Elas aproveitam muito as aulas, aprendem bastante. Tem muito orgulho de dizer que estudam alemão na escola. Ficaram muito decepcionadas com a notícia de que simplesmente não haverá mais.”, comentou Denise.

Certificação

O ensino da língua pelo Plures nas escolas não servia apenas manter a tradição da cidade viva, mas também era um diferencial no currículo dos alunos.

Mesmo não fazendo parte do Projeto Plures, Denise reconhece a importância que ele possui não só para a tradição da cidade, mas também para os jovens blumenauenses. Afinal, além das aulas, o projeto proporcionava, por meio de uma parceria com o Goethe-Institut de Porto Alegre, que alunos com mais de dez anos que demonstrassem bom desempenho nas aulas, pudessem fazer um exame de proficiência.

Os aprovados no exame garantiam um certificado reconhecido internacionalmente. Até o ano de 2015, a rede municipal teve 23 alunos certificados.

“Fazer uma certificação de nível internacional de língua alemã pode ser uma porta de entrada para outros níveis de ensino, considerando que para fazer qualquer coisa relacionada à língua é necessário ter certificação. Quando o aluno tem a possibilidade de fazer uma certificação tão jovem (13 ou 14 anos), o desenvolvimento na língua é muito incentivado.”, afirma Denise.

Falta de profissionais

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2018, o problema da falta de profissionais já era recorrente.

Já em 2018, foi realizado um diálogo com as Equipes Gestoras das Instituições de Ensino que sinalizavam dificuldades em manter o Projeto Plures funcionando. Naquele momento, duas Instituições de Ensino extinguiram o projeto. Porém, o problema de contratação de profissionais para atuar no ensino da língua alemã continuou.

Os motivos aparentes para essa escassez de profissionais habilitados é a falta de cursos de formação inicial em alemão na região e a evasão dos profissionais qualificados para outras redes educacionais.

A Secretaria de Educação afirma que todos os profissionais que atuam na Rede Pública Municipal de Blumenau recebem formação continuada, ofertada pela Secretaria, a fim de promover mais profissionais qualificados para a docência da língua alemã. A professora Clarissa, no entanto, afirmou que os professores não possuem incentivo por parte dos órgãos públicos.

“Não temos nenhum tipo de incentivo ou formação profissional para o alemão. Eu pessoalmente, espero desde 2013 a oportunidade de cursar letras-alemão na Furb. Eu sou pedagoga com várias formações nacionais e internacionais.”

Clarissa também complementou que os requisitos para ministrar as aulas, são injustos. “O processo seletivo também é injusto, não exigindo certificações necessárias para aptidão ao cardo de professor de alemão. Se você é formado em Educação Física, por exemplo, e tem um curso de alemão básico, você já esta dentro.”

Educação Bilíngue

O intuito é que o ensino de alemão seja mantido por meio da política pública da “Educação Bilíngue”. A previsão é que com o aumento gradativo, a política chegue em 60% das escolas municipais de Blumenau até o ano de 2024.

Blumenau conta com a Educação Bilíngue em Língua Alemã em duas instituições de ensino, e, recentemente o prefeito Mário Hildebrandt anunciou implantação do ensino bilíngue em mais sete escolas a partir de 2022. Porém, para isso ser possível, será ainda mais necessário encontrar profissionais capacitados ao ensino da língua no município.

A entrevistada Denise, também expressou sua opinião sobre o assunto e afirmou não concordar com as mudanças neste momento.

“Realocar os professores do Plures no ensino bilíngue neste momento é um retrocesso, considerando que há apenas duas escolas bilíngues alemão na cidade e a expansão inicia no primeiro ano e vai aumentando gradualmente, ano a ano. Serão muitos anos atingindo um número ínfimo de alunos, quanto o Plures atinge um número muito maior.”


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