Proprietária da churrascaria Schumacher, de Guabiruba, morre aos 91 anos

Vários famosos como o apresentador Ratinho, o goleiro Cássio, do Corinthians, e a banda Mamonas Assassinas já comeram no local

Morreu na tarde desta sexta-feira, 17, a proprietária da tradicional churrascaria Schumacher, de Guabiruba, que recentemente encerrou as atividades. Renata Schumacher Kormann faleceu aos 91 anos, em sua residência, no Centro do município.

O sepultamento acontece neste sábado, 18, às 10h, no Cemitério do Centro de Guabiruba. Ela deixa dois filhos, 12 netos e 12 bisnetos, além de demais familiares e amigos enlutados. A causa da morte não foi informada.

Churrascaria Schumacher

Conhecido como “Schuma”, o estabelecimento foi comprado por Renata e seu marido, Harry Kormann, em 1974, com 12 anos de funcionamento.

Ele havia sido fundado em 1962 por Osvaldo Schumacher. No início, começou a atrair não apenas os moradores da pequena cidade, mas principalmente, os de Brusque, que iam sábado e domingo almoçar no local.

Após a entrada de Renata e Harry no negócio, o carro-chefe do restaurante se tornou a culinária típica alemã. O marreco recheado e o eisbein (joelho de porco) foram apreciados por muitas pessoas, não apenas moradores de Guabiruba ou de Brusque, mas de várias cidades do Brasil e até de outros países, que sempre saíam encantados com a hospitalidade do local e a boa comida.

Encerramento

O tradicional restaurante fechou as portas em dezembro de 2022 e, nos últimos anos de funcionamento, Renata comandava a cozinha. Ela fazia questão de ir ao restaurante todos os dias pela manhã.

“As cozinheiras chegavam aqui às 7h para fazer o fogo e esquentar o fogão, mas quando elas chegavam a mãe já tinha acendido, ela gostava muito de fazer isso”, contou o filho de Renata, Orides Kormann.

Além de comandar a cozinha, outro ponto forte de Renata era o contato com as pessoas. Segundo ela mesma, isso era uma das coisas que ela gostava de fazer.

Vários famosos tiveram a oportunidade de apreciar o marreco do ‘Schuma’ de Guabiruba, como o apresentador Ratinho, o goleiro Cássio, do Corinthians, a banda Mamonas Assassinas, quando se apresentou em Brusque em 1995, entre vários cantores e personalidades conhecidas.

Goleiro Cássio, do Corinthians, era cliente do restaurante | Foto: Divulgação

Leia também:
1. VÍDEO – Susto: capô abre e cobre visão de motorista em Blumenau
2. Blumenau e cidades do Vale do Itajaí são alvos de operação contra pedofilia
3. Idosa fica presa dentro de carro após acidente em Gaspar
4. Paratleta de Blumenau se lesiona e não competirá no Mundial de Atletismo no Japão
5. Projeto de deputado de Blumenau que prevê tratamento equitativo a deficientes auditivos em autoescolas é aprovado na Alesc


Veja agora mesmo!

Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo