Anunciadas semanas atrás pelo Ministério da Educação, as inscrições do Programa Universidade Para Todos (Prouni) relativas ao 1º semestre de 2021 foram confirmadas em edital lançado na segunda-feira (14). Interessados terão de 12 a 15 de janeiro de 2021 para realizar o procedimento exclusivamente, pela internet, na página do Prouni. 

No primeiro semestre deste ano o candidato não poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, uma vez que o resultado do exame será divulgado em período posterior à seleção do Prouni. O estudante deverá utilizar como base para inscrição a nota do Enem mais recente, até a data de início das inscrições, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a redação.  

De acordo com o calendário do processo seletivo, no dia 19 de janeiro será divulgado o resultado da 1ª chamada e, no dia 1º de fevereiro, o resultado da 2ª chamada. O candidato pré-selecionado deve ficar atento aos períodos estabelecidos no cronograma para apresentar os documentos que comprovam as informações registradas na inscrição.  

Os documentos devem ser entregues na instituição para a qual o candidato foi pré-selecionado. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação.  

O candidato não pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas do Prouni ainda poderá disputar uma bolsa por meio da lista de espera. Nos dias 18 e 19 de fevereiro, o candidato inscrito no processo seletivo do 1º semestre de 2021 pode manifestar interesse em participar dessa última etapa da seleção do Prouni. O resultado da lista de espera será divulgado em 22 de fevereiro. O prazo para a comprovação da documentação, por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera, é de 22 a 25 de fevereiro de 2021.