+

Psicólogo de Blumenau denunciado por abusar sexualmente paciente é condenado

Ele foi condenado em primeira instância, recorreu e teve a pena mantida na segunda instância

O psicólogo de Blumenau, José Machado, acusado de abusar sexualmente de uma paciente, teve a pena mantida na segunda instância na última quinta-feira, 4. Ele foi julgado em primeira instância e condenado, mas o réu entrou com recurso no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).

Em primeira instância, José Machado foi condenado à pena de cinco anos e 10 meses de reclusão, em regime inicial fechado. Ele ainda foi condenado a indenizar a vítima em R$ 50 mil. 

No julgamento em segunda instância, o relator Desembargador Luiz Neri Oliveira de Souza, diz no voto que, por unanimidade, o TJ-SC decidiu “conhecer do recurso e dar-lhe parcial provimento apenas para, afastando a negativação dada ao vetor culpabilidade, readequar a pena definitivamente estabelecida para 5 anos, 2 meses e 6 dias de reclusão, mantidos os demais termos sentenciais”. 

Sendo a nova pena diminuída em oito meses da condenação inicial, fixando em cinco anos, dois meses e seis dias de prisão. 

Relembre o caso

As denúncias foram registradas em 2019, quando a jovem tentou cometer suicídio e acabou sendo hospitalizada. Durante a internação, acabou narrando o tratamento com o “dr Jota”, como ele é conhecido.

Nas sessões, ele usaria de hipnose para abusar da vítima. Ele também teria ministrado medicamentos psiquiátricos a ela, conduta vetada para psicólogos. José Machado também é conhecido por ser palestrante e autor.

“Mesmo depois das denúncias e condenação junto ao CRP-SC ele manteve consultório aberto e convenceu clientes a lhe defender nas audiências. O Conselho Regional de Psicologia demorou demais para concluir o procedimento”, relata a advogada da vítima, Rosane Martins.

Além da denúncia no Conselho, ela também registrou o caso na esfera criminal e civil, para que a jovem receba reparação dos danos morais. A defensora pede que, caso José Machado continue a atender, a conduta seja denunciada.

*Colaborou Yasmim Eble

Leia também:

1. VÍDEO – Duas pessoas ficam presas às ferragens após colisão de carro com poste em Blumenau
2. Carro capota e cai em ribanceira após acidente na BR-470, em Indaial
3. Chuvas devem prevalecer durante toda a próxima semana em Blumenau
4. Empresários de Blumenau e Timbó são investigados por suposta formação de cartel em licitações
5. Mais de 900 lotes serão regularizados em Blumenau após investimento de R$ 2,7 milhões


Veja agora mesmo!

A rua XV se chamava Rua da Linguiça? André do Blumencast relembra mito de Blumenau com Sargento:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo