Psicólogos se unem e fazem projeto para criar Associação Comunitária de Saúde Mental em Blumenau
Ação não tem fins lucrativos e visa promover atendimentos acessíveis para a população
A partir do desejo de democratizar o acesso à saúde mental, surgiu a ideia de criar uma Associação Comunitária de Saúde Mental (Comuns). Formulada por 10 psicólogos, o projeto tem o intuito de acolher as pessoas a partir da escuta e humanização.
Na iniciativa, o associado contribuirá com um valor mensal, que promete ser acessível, e terá acesso aos serviços. A Comuns não tem fins lucrativos, portanto, o dinheiro será integralmente revertido na manutenção da associação e na remuneração dos profissionais.
A associação também preza por financiamento coletivo para oferecer seus serviços aqueles que não possuem condições de contribuir com o valor mensal.
Um trabalho de prevenção
Os dez psicólogos possuem formação e experiência em saúde mental e comunitária. Juntos, querem realizar um trabalho focado na prevenção, a fim de ajudar a diminuir os dados relacionados a pessoas com depressão, ansiedade e que fazem uso de medicamentos estabilizadores de humor e antidepressivos.
“Acreditamos no nosso modelo associativo porque cada dólar investido em prevenção, pode reduzir até 10 dólares investidos em atenção especializada: Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE)”, afirma o grupo.
Além disso, segundo eles, as políticas públicas de cuidado em saúde mental não conseguem abranger toda a demanda da cidade, por isso, pretendem atuar como um auxílio para a população.
Serviços prestados pela Comuns
Como a intenção é promover o acesso à saúde mental e garantir autonomia e bem-estar para a comunidade e associados, a Comuns irá dispor de diversos serviços, como atendimentos individuais e em grupo, rodas de conversas, oficinas para a promoção da saúde, dentre outros.
Confira abaixo a lista completa:
- Psicoterapia de grupo e grupos de mútua ajuda: focado em demandas identificadas, tendo como princípio a psicoeducação;
- Oficinas para promoção de saúde: arteterapia; cine debate; horta comunitária; clube de leitura, cozinha comunitária;
- Rodas de conversas: discutindo variados temas, conforme as demandas, acerca da saúde mental;
- Fortalecimento e aproximação da comunidade e suas instituições, criando uma rede de apoio pelo vínculo e cuidado;
- Atendimentos individuais, avaliando a necessidade e encaminhamentos para outras instituições.
“Apostamos que visando na promoção de saúde com foco em fortalecimento de vínculos e responsabilidade coletiva; promovendo cuidado integral e contínuo, focado na experiência e convívio; estimulando relações pautadas em afeto, senso de pertencimento e cuidado, podemos romper com a lógica individualizante da psicologia, promovendo atendimentos psicológicos mais inclusivos e acessíveis para a comunidade”, explicam os profissionais.
Como fazer parte
Os interessados podem entrar em contato através do e-mail contatocomuns@gmail.com.
Evento de apresentação
A Comuns foi idealizada e está em estruturação há dois anos, porém, será apresentada para a sociedade através de um evento que acontecerá no dia 3 de junho, às 14h, no auditório do bloco J da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Todos podem participar.
Após a apresentação, haverá um Sarau Cultural, no pátio em frente a biblioteca central. O evento contará com a participação de diversas atrações.
Viabilização da sede
Apesar da Comuns pretender também viabilizar ações itinerantes, em espaços públicos e instituições, um dos motivos para a realização do evento é que a associação busca meios de viabilizar sua sede.
Eles pretendem conseguir isso tanto pela adesão dos associados, quanto por editais de convênio com a Prefeitura de Blumenau, interlocuções com a Furb e parcerias com iniciativas privadas.
“Por isso, a participação da comunidade no evento de lançamento da Comuns é tão importante. Viabilizar um espaço de cuidado e prevenção em saúde mental é uma responsabilidade da associação e de toda a sociedade”, defendem.