Qual é a sua forma preferida de se entreter? Talvez assistir um filme em uma plataforma de streaming? E quanto a um show de música com os amigos? O que não faltam são opções para os interessados.

Poucos mercados mudaram tão drasticamente com o passar das décadas quanto o entretenimento. Se antes atividades dessa natureza eram realizadas sempre presencialmente, hoje em dia a maior parcela do entretenimento é digital, entre jogos, séries, filmes e interações online pelas redes sociais.

Mesmo em um momento econômico pós-pandêmico, a importância do entretenimento existe, agora lado a lado com as escolhas presenciais. Nesse texto nós vamos falar de maneira geral sobre todas as novidades e expectativas do mercado de entretenimento brasileiro, tanto o online quanto o offline.

O retorno do entretenimento offline

Antes de falar do entretenimento online, precisamos também citar sobre o mercado de entretenimento fora da internet! Aqui nós falamos sobre shows de músicas, eventos culturais diversos, peças de teatro, sessões de cinema e uma série de outras atividades que atraem diferentes tipos de públicos.

Só em 2024, grandes lançamentos do cinema como “Dune 2”, “Madame Teia” e “O Menino e a Garça” mostraram que os cinemas continuam mais vivos do que nunca, após um período caótico durante a pandemia de Covid-19. O mesmo vale para peças de teatro e musicais ao vivo, cada vez mais buscados.

Já com relação aos shows, 2024 conta com eventos de grande porte como o festival “Lollapalooza” e o show gratuito da cantora internacional Madonna, realizado na praia de Copacabana. Esses e outros eventos são a prova de que o entretenimento fora da internet segue firme e forte, sem preocupações!

A força do entretenimento online

Quando falamos sobre o entretenimento online, as principais atividades envolvem os jogos digitais. Dentre eles, estão os melhores cassinos online, os quais agregam atividades como jogos de cassino tradicionais e apostas esportivas, todas as quais devem ser praticadas com atitude responsável.

Também podemos citar as plataformas de streaming de filmes, séries e músicas, como Netflix, Amazon Prime, YouTube Music e Spotify. A partir de uma assinatura mensal, os usuários têm acesso a mídias de todos os tipos, as quais podem ser consumidas de acordo com os interesses e tempo de cada um.

Desses principais tipos de entretenimento, o online é aquele que apresenta as melhores perspectivas para o futuro, considerando tecnologias popularizadas todos os dias. Nessa situação, tanto os negócios quanto os interessados pela diversão se beneficiam, com oferta e demanda mais elevadas.

Inteligências artificiais, realidade aumentada e outras tendências

E então nós chegamos às expectativas para o futuro! No cenário do entretenimento, existem algumas “buzz words” que vêm ganhando espaço no online, como inteligências artificiais, VR (“virtual reality” ou “realidade aumentada”, em português), streaming e outras. Todas elas apontam novas tendências.

O que a maior parte dessas tendências têm em comum é a interatividade entre usuários e o tipo de entretenimento que consomem. Se no passado éramos condicionados a uma experiência passiva, o cenário hoje é outro. Mais do que consumir, nós queremos fazer parte e influenciar a arte e as mídias.

Como é de se esperar, tudo isso impacta o mercado, geralmente de maneira positiva. Desde os jogos de cassino e apostas esportivas, mencionados lá no começo; até arte feita por inteligências artificiais, tudo é oportunidade. Para quem consegue perceber as brechas no mercado, há chances de crescer.

Como sempre dizemos quando o assunto são expectativas, o que vem aí é impossível de ser previsto. Tendências existem e é esperado que o crescimento se mantenha firme num futuro próximo, mas a verdade é que não se pode ignorar os imprevistos. Aos que buscam diversão, isso é um ótimo sinal!