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Quais são as propostas dos cinco candidatos a prefeito de Blumenau para a área de educação

Reportagem acessou as propostas oficiais registradas no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC)

O jornal O Município Blumenau explorou todas as propostas dos candidatos a prefeito de Blumenau para diferentes áreas de interesse da comunidade. As propostas foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Neste conteúdo, você acompanha as propostas dos candidatos para uma das áreas de maior destaque quando o assunto é atendimento público: a educação. A ordem da lista é pelo nome na urna.

Ana Paula Lima (PT)

  • Direito à educação pública, gratuita, democrática e de qualidade para todas as pessoas
  • Garantir condições de acesso, permanência e aprendizagem à educação
  • Criar políticas voltadas aos adolescentes que estão fora da escola, (e que não concluíram a educação básica), buscando a inclusão deles, com qualidade social, considerando estes sujeitos em sua especificidade geracional
  • Desenvolver políticas para superar as distorções de idade ano dos sujeitos no
    ensino fundamental
  • Implementar a política de educação de jovens e adultos com base nos saberes trajetórias de vida, na cultura, na cidadania, respeitando tempos, locais e características dos estudantes
  • Fortalecer os projetos e programas que garantam inclusão e acessibilidade aos
    estudantes
  • Estabelecer parcerias com as instituições de ensino superior que formam professores para educação básica no sentido de fortalecer o estágio como campo de atuação que contribua para melhoria da qualidade das escolas da rede bem como da formação do licenciando
  • Criar programa de educação básica e inserção no mundo do trabalho para
    atender o fluxo migratório internacional, possibilitando a inclusão social
  • Fortalecer o setor de multimeios e tecnologias da FCB para ampliação do
    atendimento às pessoas com deficiência visual desde a impressão de livros em Braile
    até a promoção de cursos para deficientes visuais, professores e público em geral
  • Fortalecer a gestão democrática e as APPs, Conselho Municipal de Educação, no sentido de sua representatividade e poder decisório
  • Aumentar as escolas em tempo integral no município
  • Implementar uma gestão de assistência escolar, equipe e formação integrada com a comunidade para garantir a segurança nas unidades de ensino
  • Construir o Plano Municipal da Primeira Infância (multisetorial)
  • Com ênfase nos seguintes pontos: vagas em creches, integração com a família-creche, qualidade da merenda, agricultura familiar como alimentação escolar
  • Programa de formação e educação aos profissionais de educação, com reestruturação
    de carreira, concurso público para todas as áreas nas unidades de ensino e valorização
    destes profissionais
  • Potencializar a Conferência Municipal da educação.
  • Construir e implantar a Saúde Mental nas Escolas.
  • Política de inclusão das Pessoas com autismo centro integrado (saúde e educação) de
    referência de atendimento.
  • Política de Inclusão e atendimento dos alunos com deficiência
  • Ampliar, apoiar e diversificar a oferta de atividades no contraturno.
  • Aumentar o tempo de permanência da criança de 4 a 5 anos no CEI
  • Solução do período de férias dos CEIs.
  • Criar programas municipais de formação profissional de jovens em
  • Parceria com institutos federais e Senac/Senai
  • Tornar permanente o projeto de assistentes sociais e psicólogos na educação.
  • Garantir a inclusão, desde a identificação das deficiências e acompanhamento nos processos de integração da criança no ambiente escolar, com acompanhamento pedagógico
  • Foco: Alfabetização, Educação Integral, Educação Tecnológica, Formação Continuada
  • Adesão ao programa de alfabetização do Governo Federal
  • Organizar programa para garantir o direito à alfabetização e letramento aos jovens e adultos que não desejam voltar à escola
  • Qualificar o tempo de permanência dos/das estudantes na escola, ampliando a jornada escolar de forma gradativa, de acordo com critérios pré-estabelecidos e debatidos com a comunidade escolar.
  • Estabelecer metas e estratégias no Plano Municipal de Educação visando a efetivação da educação integral que compreende aspectos sociais, cognitivos, culturais, psicológicos, nutricionais, de saúde e de religiosidade, sempre com respeito aos princípios do Estado laico e da interculturalidade, reafirmando a concepção de formação integral dos seres humanos.
  • Analisar e atualizar o Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau em consonância com a perspectiva da educação integral.
  • Em parceria com o Conselho Municipal de Educação, assessorar e assegurar
  • condições para que os Centros de Educação Infantil e as Escolas da rede municipal
  • reelaborem seus PPPs na perspectiva da educação integral
  • Viabilizar o transporte de alunos para atividades extracurriculares
  • Tarifa zero para estudantes
  • Estabelecer parcerias para o desenvolvimento de um sistema de equipamentos de ensino para o atendimento, em tempo integral, em CEIs e Escolas municipais, articulando programas de cultura, arte, lazer e cidadania
  • Assegurar alimentação escolar com produtos provenientes de agricultores locais, priorizando a agricultura familiar, alimentação escolar saudável em cumprimento à Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009
  • Requalificar o ambiente escolar e os espaços de aprendizagem considerando as áreas do conhecimento da arte, das letras, das ciências, com bibliotecas e salas de leitura, e a inserção das tecnologias digitais que favoreçam os processos de ensinar e aprender.
  • Atualizar permanentemente os equipamentos e programas das salas informatizadas existentes em todas as escolas municipais, garantindo a continuidade da universalização do acesso às tecnologias de informação e comunicação a todos os estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos
  • Criar o programa de incentivo à leitura nas escolas, também com o uso de novas tecnologias
  • Formação continuada para todos os profissionais da educação
  • Desenvolver uma política de formação que considere o espaço escolar enquanto lócus privilegiado na formação continuada dos profissionais do magistério
  • Criar Programa de Capacitação Docente para acolhimento de estudantes com necessidades educacionais especiais, pautados na perspectiva da Política Nacional de Inclusão

Delegado Egídio (PL)

  • Ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil
  • Ampliar as escolas em tempo integral
  • Incentivar a cultura digital nas escolas
  • Ampliar o acesso à Educação de Jovens e Adultos
  • Ampliar as Escolas Bilíngue
  • Investir na melhoria da infraestrutura da rede pública de ensino
  • Garantir a entrega de uniformes e materiais escolares para os alunos da rede pública
  • Manter os avanços e qualificar ainda mais os serviços na Educação Especial
  • Estabelecer diretrizes que impeçam a abordagem da ideologia de gênero no ambiente
    escolar
  • Fomentar a participação mais efetiva das famílias no ambiente escolar de seus filhos em
    atividades pedagógicas, extracurriculares e na escolha dos gestores das unidades
  • Ampliar a aplicação do modelo de Escolas Cívico-Militares, fortalecendo os princípios de
    hierarquia e disciplina, em parceria com o Governo do Estado
  • Desenvolver o programa “Escola+Segura” para o fomento de capacitações a pais, alunos e servidores

Odair Tramontin (NOVO)

  • Premiação das melhores escolas
  • Avaliar, por critérios objetivos, os resultados das escolas públicas municipais e premiar os professores e profissionais daquelas com melhores desempenhos
  • Educação para o futuro
  • Desenvolver um currículo educacional de contraturno, integrando disciplinas como programação, robótica, lógica, inovação, empreendedorismo e tecnologia, para preparar os estudantes para as exigências do mercado de trabalho
  • Estabelecer dotação orçamentária específica para pequenas manutenções nas escolas, dispensando burocracias e melhorando o tempo de resposta
  • Mais vagas em creches
  • Ampliar a contratação de creches do setor privado para suprir o atual déficit de vagas do setor público
  • “Uma educação de qualidade tem o poder de transformar a vida das pessoas e por isso
    deve ser prioridade”
  • Educação inclusiva
  • Capacitar os professores de apoio para crianças com necessidades de atenção especial, com foco prioritário na primeira infância.
  • Escola em tempo integral
  • Expandir a disponibilidade de escolas com programas de atendimento em tempo integral e estabelecer parcerias com organizações do terceiro setor para oferecer atividades complementares no contraturno às crianças
  • Modernização da infraestrutura
  • Aprimorar a infraestrutura das escolas para estabelecer um ambiente educacional de alta qualidade, que atenda aos desafios do século XXI

Ricardo Alba (PODE)

  • Implantar o contraturno escolar em 100% das escolas de educação básica da rede pública, aproveitando e criando espaços já de propriedade do município de Blumenau como o Parque Ramiro, Das Itoupavas, Da ARTEX, Do SESI e da FURB, com atividades de tecnologia, cultura, línguas e lúdicas de forma geral, ampliando a alimentação dos alunos para 3 refeições diárias
  • Garantir o vaga em período integral para toda a rede de educação infantil, garantindo aos pais, segurança para seus filhos e a possibilidade de tempo para aumentar a renda familiar
  • Reformar e modernizar escolas municipais
  • Investir em tecnologias educacionais e conectividade
  • Programas de capacitação continuada para professores

Rosane (PSOL)

  • Educação laica, de qualidade com valorização dos profissionais
  • A educação é uma das principais responsabilidades do município, tem papel
    preponderante na construção de uma cidade justa e, por isso, deve ser prioridade. O atual governo optou por privatizar/terceirizar parte do ensino público
  • O professor perdeu a autonomia em sala de aula, sofre assédio e acumula sofrimento psíquico. Quem faz a escola são os professores, funcionários, alunos e seus responsáveis. É preciso resgatar a qualidade do ensino, a dignidade dos profissionais de educação e o sentimento de pertencimento à escola.
  • Nossa política de educação será elaborada e implementada coletivamente, respeitando a contribuição de toda a comunidade escolar. É com este coletivo de profissionais de educação, estudantes e responsáveis, que estaremos na luta em defesa da educação pública, democrática, laica e de qualidade para todos e em todos os níveis. A integração com demais políticas públicas deve ser uma meta frequente, principalmente no que tange às ações de educação ambiental, cidadania e participação política
  • A rede municipal de Blumenau possui 46 escolas, 81 Centros de Educação Infantil (CEIs), atendendo a aproximadamente 38.700 estudantes. Cerca de 1.200 crianças de 0 a 4 anos estão na fila de espera por vagas em CEIs. Com base nos levantamentos realizados foram construídas as seguintes propostas:
  • Implantar nas regiões de Blumenau (exceto Garcia e Vila Itoupava, que já possuem) unidades de CEMATEPCA – Centro Municipal de Ampliação do Tempo e Espaço Pedagógico da Criança e do Adolescente que atenda no contraturno escolar, com fornecimento de almoço, para crianças e adolescentes com idades entre 04 e 14 anos para que mãe solo e trabalhadores possam deixar seus filhos em segurança e recebam alimentação, orientação pedagógica para tarefas e atividades de esporte e lazer. Temos que zerar a fila das creches
  • Reverter, gradativamente, o processo de privatização, terceirização e
    conveniamento da educação
  • Construir novos Centros de Educação Infantil conforme a demanda identificada, assim como a ampliação dos já existentes, para zerar a fila e encerrar contratos de terceirização e compra de vaga em estabelecimentos privados
  • Valorizar o Magistério Municipal, com a garantia da Formação Continuada, melhoria das condições de trabalho e atualização do Plano de Carreira, acompanhado pelo sindicato da categoria
  • Climatizar todas as salas de aulas, para que não seja insalubre aos estudantes participarem das atividades
  • Desenvolver o projeto de educação nutricional33 que instrua os estudantes quanto à diversidade alimentar, com ampliação das opções de fontes proteicas assim como assegurar alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis; desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional; o direito à alimentação escolar, visando a garantir segurança alimentar e nutricional dos alunos, com acesso de forma igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica e aqueles que se encontram em vulnerabilidade social
  • Defender a educação crítica e transformadora em oposição às escolas cívicomilitares
  • Uma escola que seja espaço de debate livre e franco de ideias, numa perspectiva plural, com temas que digam respeito ao bem viver e que combatam o preconceito contra mulheres, pessoas pretas, indígenas, migrantes, pessoas com deficiência e população LGBTI+, além de assegurar a laicidade do Estado
  • Investir na formação de professores e em material pedagógico para promover a valorização e o reconhecimento das comunidades tradicionais e da herança cultural de matriz indígena e africana nas escolas e CEIs, respeitando e valorizando a diversidade, com programas de formação continuada e laica para os profissionais da educação visando ativa participação no combate ao preconceito e à discriminação
  • Ampliar o atendimento das Salas de Recursos Multifuncional da rede municipal para que atenda também os alunos da rede estadualRespeitar a autonomia pedagógica do professor, assegurado no artigo 205 da CF35 e artigo 3º da Lei nº 9.394/1996 – Diretrizes e Bases Nacional
  • Estabelecer programas de prevenção e combate ao adoecimento dos profissionais da educação

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