“A quantidade de pessoas da terceira idade andando na Rua XV me dá vontade de chorar”, diz Mário Hildebrandt
Prefeito fez desabafo durante boletim ao vivo desta segunda-feira, 13
Durante o boletim ao vivo da Prefeitura de Blumenau que apresenta as atualizações sobre o novo coronavírus na cidade, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) aproveitou o espaço para fazer um desabafo. Segundo ele, o volume de idosos – que são as pessoas do grupo de risco da Covid-19 – transitando nas regiões centrais da cidade é assustadora
“Hoje eu fiquei desesperado. Quando a gente percebeu o número de pessoas da terceira idade andando na rua XV (de Novembro, Centro de Blumenau), quero dizer que me dá vontade de chorar”, diz Hildebrandt.
Segundo o prefeito, o que não falta são informações sobre a importância de que pessoas idosas permaneçam em suas casas. “A gente está aqui tentando mostrar pra vocês, cada um que tem familiares acima de 60 anos, o porquê de manter esta pessoa em casa. Falamos todos os dias. Não teve um dia que a gente não falou aqui da necessidade dos cuidados das pessoas acima de 60 anos, que são o grupo de risco”.
Mário afirmou ainda que os óbitos que ocorreram em cidades vizinhas são todos da terceira idade. “Há sem dúvida uma necessidade de cada um de nós de cuidar de nossos pais e avós. E você que tem acima de 60 anos, por favor, fica em casa. Sua vida é uma só. Cuide dela. Não temos como protegê-lo se você não se proteger”.
Blumenau chega a 71 infectados
No novo boletim apresentado, a Prefeitura de Blumenau informou que os casos de novo coronavírus chegaram a 71, um aumento de mais de 9% em comparação com este domingo, 12, quando foram apresentados 65 infectados.
Entre estes casos, nove pessoas estão hospitalizadas. Destas, três estão em enfermaria comum e seis em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Três pacientes na UTI têm entre 30 e 59 anos, e os demais têm mais de 60.
Dentro do grupo de pessoas não hospitalizadas há as consideradas curadas, embora a Secretaria de Saúde não tenha esse número preciso, e também pessoas que estão cumprindo quarentena para recuperar a saúde em casa.