Quarentena: Casos de violência doméstica aumentam cerca de cinco vezes em Blumenau
Por outro lado, menos casos de violência sexual infantil foram registrados
Com o isolamento social causado pelo novo coronavírus, o convívio de quem fica em casa se tornou mais intenso. Desde o início da quarentena, as instituições voltadas para o combate à violência doméstica alertaram sobre os riscos de os números de casos aumentarem durante este período.
Em Blumenau não foi diferente. De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, o Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS) passou a receber cerca de cinco vezes mais casos nas últimas semanas. As chamadas envolvem diversos tipos de agressão.
Os serviços que geralmente atendem casos de violência doméstica são os dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). Ambos podem ser acionados e estão atendendo em regime de plantão pelo telefone (47) 3381-6603.
No SAVS, os pacientes que sofrem violência sexual recebem acompanhamento onde são realizados diversos exames. O acompanhamento de homens, mulheres, crianças e adolescentes violentados é realizado por uma equipe multiprofissional que inclui médicos, enfermeiras, psicólogas e assistente social.
Casos de Violência Sexual Infantil
Por outro lado, houve uma redução nos casos de violência sexual infantil registrados contra crianças e adolescentes neste mesmo período. Porém, a coordenadora do SAVS, Simone Rodrigues, traz duas possibilidades.
A primeira, mais otimista, é que a presença dos membros da família em casa esteja inibindo a ação daquelas pessoas que violentam crianças e adolescentes. A segunda é que a suspensão das atividades escolares impede que educadores identifiquem os casos.
As unidades dos Conselhos Tutelares estão fechadas, mas os conselheiros estarão atendendo pelo telefone de plantão (47) 99977-9866. Denúncias podem ser feitas também pelo Disque 100 ou 180.
Serviço para pessoas em situação de violência sexual
Há 18 anos o Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS) é oferecido pela Semus em Blumenau. A equipe recebe tanto as urgências como os casos referenciados por outros serviços da Rede Intersetorial.
O serviço para pessoas em situação de violência sexual está disponível no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e também pelo telefone 3381-7684 ou (47) 9.9628-2019.
Em 2018, foram atendidas 200 pessoas e em 2019 o número aumentou para 250 atendimentos. Desse total, 218 possuíam menos de 18 anos.