Quarentena: Polícia Civil fecha creche e notifica shopping de Blumenau por abrir lojas
Estabelecimentos estavam descumprindo decreto estadual e creche funcionava de forma irregular
Uma “creche” e três lojas de um shopping de Blumenau foram fechadas pela Polícia Civil nesta terça-feira, 14. O funcionamento dos estabelecimentos descumpre o decreto estadual por conta do novo coronavírus.
Além disso, a creche funcionava de forma irregular. Localizado no bairro Itoupava Central, o espaço contava com diversas crianças na chegada da Polícia Civil. Os proprietários foram orientados a regularizar o funcionamento após a liberação do governo.
Já o Shopping Park Europeu descumpriu a medida ao manter lojas abertas durante esta pandemia. Entre elas estão a Havan, Cassol e Lojas Americanas. A administração do local foi orientada a fechar a circulação de pessoas no espaço.
Apesar de fazerem parte do comércio que foi autorizado a funcionar antes mesmo da liberação desta segunda (por venderem materiais de construção e ovos de páscoa), os estabelecimentos não podem ficar abertos por estarem dentro de um shopping.
“Segundo informações havia muita circulação dentro do shopping. Elevadores lotados. Eles foram notificados de acordo com o decreto do governador que diz que shopping, centros comerciais e galerias”, explica o delegado regional Isomar Amorim.
Contraponto
A comunicação do Shopping Park Europeu argumentou que “o decreto é claro quando se trata em relação a abertura de serviços essenciais e essas lojas se encaixam nesses serviços”.
Entretanto, o documento define que shoppings, centros comerciais e transportes coletivos permanecem suspensos até 30 de abril.