X
X

Buscar

Quase 10 mil medicamentos foram doados pela Farmácia Solidária de Blumenau em 2022

Trabalho é feito desde 2009

Criada para colaborar com a saúde pública e ajudar a população, a Farmácia Solidária, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), realiza a distribuição gratuita de medicamentos doados por laboratórios, clínicas, médicos e usuários.  Segundo o levantamento, em 2022, quase 10 mil medicamentos foram doados.

Em atividade há mais de 10 anos em Blumenau, o espaço, que fica localizado no andar térreo do Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, em frente à Policlínica, na Rua Dois de Setembro, no bairro Itoupava Norte, e desde 2009 já doou mais de 160 mil medicamentos.

Farmácia Solidária

A Farmácia Solidária pode ser acessado por usuários do SUS e pessoas com convênios, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. São mais de mil produtos cadastrados, incluindo os remédios de uso contínuo e antibióticos.

Qualquer pessoa, com uma receita médica válida, pode procurar a medicação na farmácia. Se o remédio estiver disponível, irá recebê-lo na hora. A Farmácia Solidária não entrega medicamentos psicotrópicos, aqueles com substâncias químicas que agem principalmente no sistema nervoso central, e medicamentos padronizados, ou seja, aqueles já distribuídos pelo SUS.

Além da distribuição gratuita dos medicamentos, a Farmácia Solidária também mantém uma campanha permanente para coleta e descarte de remédios vencidos ou em desuso, encaminhando o material arrecadado para ser descartado corretamente, por meio de uma empresa especializada, contratada pela Prefeitura de Blumenau.

A coordenadora da Farmácia Solidária de Blumenau, Claudia Antunes, explica que os próprios funcionários da Farmácia Solidária vão até os doadores para coletar os medicamentos.

“Por questões de segurança e controle, apenas servidores da Farmácia, devidamente autorizados pela Semus, realizam as coletas, munidos de identificação funcional e um termo que deve ser assinado pelo doador. Chegando à unidade, os remédios passam por uma triagem, que é realizada por um farmacêutico, com o objetivo de garantir que os medicamentos doados tenham qualidade”, finaliza.

Leia também:

1. Comandante da PM de Gaspar que morreu em acidente na BR-101 já trabalhou em Blumenau
2. GALERIA – Serra catarinense registra primeira geada de 2023 em pleno verão
3. Prazo para renovar CNH volta ser de 30 dias
4. Carro capota após acidente na Alameda Rio Branco, em Blumenau
5. Oito apostas de Blumenau acertam quadra na Mega-Sena

– Assista agora:
Cao Hering: livro de crônicas de Blumenau e carreira