Quase 3 mil CNPJs foram abertos em Blumenau no primeiro trimestre de 2023

Cidade representa 5,5% de todo o estado

De janeiro a março deste ano, foram criados 2.998 novos CNPJs em Blumenau. O número representa 5,5% de todas as empresas abertas no primeiro trimestre de 2023 em Santa Catarina (54,7 mil) e 47,3% no Vale do Itajaí (6,3 mil).

Os dados são do Observatório de Negócios do Sebrae e da Receita Federal. O balanço aponta ainda que a grande maioria dos novos CNPJs em Blumenau são de microempreendedores individuais.

Com o número de 2.327, as MEIs representam 77.6% dos quase 3 mil novos negócios abertos na cidade. As demais são microempresas (607) e empresas de pequeno porte (64).

Em relação à atividade das empresas, a líder do ranking são os serviços, com 1.771. Logo atrás vem o comércio (532), depois a indústria (392), a construção civil (297) e por fim a agricultura (6).

 

Vale do Itajaí

No Vale do Itajaí o ranking é igual. Dos 6,3 mil novos CNPJs, 5.053 são microempreendedores individuais, 1.140 são microempresas e 136 são empresas de pequeno porte.

Os serviços também lideram a lista, com 3.278, seguidos por comércio (1.219), indústria (1.084), construção civil (702) e agricultura (46).

Tendências 

O Sebrae de Santa Catarina também divulgou um estudo com as principais tendências dos pequenos empreendimentos do estado. Foram entrevistadas 800 pessoas, incluindo microempreendedores individuais, proprietários de microempresas e pequenas empresas.

A pesquisa concentrou-se em dados sobre vendas, fluxo de caixa, digitalização e expectativas para o próximo trimestre. No que se refere às vendas, houve uma redução de 49,7% nos pequenos negócios entre janeiro e março de 2023, indicando uma tendência sazonal de diminuição do consumo após as festas de fim de ano.

O setor industrial teve um desempenho melhor no primeiro trimestre, com um aumento acumulado de 7% no faturamento. Por outro lado, o setor de serviços enfrentou uma queda de 25% nesse mesmo indicador.

O estudo também destacou que apenas 25% dos participantes consideram ter um alto nível de digitalização, embora o uso de canais digitais para divulgação e vendas seja importante para impulsionar os negócios.

Aproximadamente 70% dos pequenos empreendimentos utilizam ferramentas como Instagram, WhatsApp, Facebook, site e marketplaces. No entanto, os microempreendedores individuais são os que menos exploram esses recursos.

Os empresários mencionaram algumas dificuldades para a expansão digital de seus negócios, como falta de tempo e dificuldades na capacitação da equipe. Apesar disso, 94,4% consideram importante entrar no mercado digital e reconhecem seu potencial.

Expectativas

Em relação ao segundo trimestre de 2023, cerca de dois terços (61,7%) dos entrevistados acreditam que terão um aumento nas vendas. O otimismo também se reflete nas compras e nos custos dos negócios, com um maior número de empresas planejando aumentar suas compras e reduzir custos em comparação ao primeiro trimestre.

No que diz respeito a investimentos, os empresários demonstram a intenção de focar na infraestrutura física dos negócios, na mão de obra, nos insumos, no estoque e na aquisição de equipamentos e máquinas. Cerca de 27,3% pretendem investir no próximo trimestre, e 27,5% estão confiantes em relação à melhora da situação econômica.


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